Campina Grande está entre as três cidades do Brasil escolhida para a TIM fazer a demonstração do potencial das soluções do 5G

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

No dia  17 de outubro, a TIM vai fazer  uma demonstração do potencial das soluções 5G no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA), em Campina Grande-PB. A cidade é uma das três escolhidas pela operadora para realizar testes com a nova rede.

Em entrevista coletiva, o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues  explicou que foi necessário aprovar o Projeto de Lei Complementar n.º 002/2018, para que a operadora pudesse instalar as antenas 5G na cidade.

“ENQUANTO VÁRIOS MUNICÍPIOS AINDA ESTÃO NA TECNOLOGIA 2G, 3G E 4G, CAMPINA CAMINHA PARA A REDE 5G. CAMPINA GRANDE, NÃO APENAS NESSE ASPECTO, TEM CRIATIVIDADE E DINAMISMO DESDE A SUA ORIGEM. É UMA CIDADE VOCACIONADA PARA O SUCESSO, INCLUSIVE EXPORTANDO COISAS POSITIVAS PARA O BRASIL”, AFIRMOU ROMERO.

A TIM tem licença para fazer testes de 100 MHz de capacidade na faixa de 3,5 GHz. Para isso, a operadora mantém parceria com o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (Núcleo Virtus) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A Nokia é responsável pela infraestrutura.

A ideia que a cidade de Campina Grande seja utilizada para testar soluções para cidades inteligentes. A empresa pretende fazer testes de realidade virtual e carros autônomos. Em maio, a operadora já havia registro velocidades de 900 Mbps com o 5G.

O prefeito participará do evento como convidado da TIM.

Além de Campina Grande, Florianópolis-SC e Santa Rita do Sapucaí-MG participam do projeto-piloto da operadora.

Ainda sem data definida para o leilão do espectro 5G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda busca soluções para a interferência da tecnologia na recepção do sinal de TV por antenas parabólicas.

Shares