Fátima Bezerra – a primeira mulher a gerir o Tribunal de Justiça da Paraíba!

Publicado em Categorias Últimas

posse

 

A primeira mulher a gerir o Tribunal de Justiça da Paraíba tomou posse na tarde desta sexta-feira (1º), em sessão solene ocorrida no Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto. Maria de Fátima Morais Bezerra Cavalcanti é a desembargadora que marca na história do Poder Judiciário estadual, ao ser a primeira mulher a integrar a Corte paraibana, alcançando, agora, o cargo de presidente do TJPB, no biênio 2013-2015. A nova mesa diretora que assume junto à desembargadora Fátima Bezerra é composta, também, pelos desembargadores Romero Marcelo da Fonseca Oliveira (vice-presidente) e Márcio Murilo da Cunha Ramos (corregedor-geral de Justiça).

A cerimônia teve início com a exibição de um vídeo-relatório da gestão do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, que deixou o cargo satisfeito com a nova mesa diretora. “Uma mulher de vocação assume o Tribunal e eu afirmo que a magistratura paraibana e o povo paraibano podem estar seguros de que os próximos dois anos serão muito profícuos. A Justiça será célere em virtude do foco da desembargadora em torno da conciliação e mediação”, disse.

Emocionada, a nova gestora do Tribunal agradeceu às presenças, falou do sonho da democracia e de uma sociedade mais justa, com igualdade de oportunidades e de gêneros. Quanto à gestão, afirmou que pretende construí-la com base na “eficiência e humanização, com plena e ampla transparência”. A desembargadora aproveitou a ocasião para falar das ações que pretende executar à frente da administração do TJ, entre eles, a expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe); nomeação de servidores para suprir a carência de material humano nos quadros do Judiciário; incentivar à prática da conciliação; otimizar as rotinas administrativas; humanização dos trabalhos; entre outros.

“O Judiciário que eu quero não abre apenas as portas para o povo: vai até ele, procurando-lhe oferecer algo novo”, afirmou a desembargadora-presidente Fátima Bezerra Cavalcanti, assumindo o compromisso de aperfeiçoar os trabalhos judicantes da Paraíba.

O evento contou com a presença de autoridades jurídicas, políticas, eclesiásticas, entre eles, o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho; ministros Og Nicéas Fernandes (STJ) e Francisco Falcão (CNJ); deputado Ricardo Marcelo (Assembleia Legislativa); senador Vital do Rego; deputado federal Benjamin Maranhão, prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo e conselheiro Fábio Nogueira, presidente do Tribunal de Contas/PB.

Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *