ARTE NO TEATRO – Prestigio, emoção e humor marcam a inauguração do Teatro Ariano Suassuna em Campina Grande – 1ª PARTE!

Publicado em Categorias Últimas

a c d e f g h i j

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 23 24

 O professor, advogado, dramaturgo, romancista e poeta paraibano Ariano Suassuna recebeu na última terça-feira, uma grande homenagem em Campina Grande, dos empresários Carlos e Jane Eyre Barbosa, donos do Colégio Motiva Ambiental.  Eles entregaram a Paraíba o Teatro Ariano Suassuna – nome escolhido através de uma pesquisa feita entre os alunos e funcionários do Motiva.

Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa, em 16 de junho de 1927, filho de Cássia Villar e do ex-governador da Paraíba – João Suassuna. Ele é membro das Academias de Letras da Paraíba, Pernambuco e do Brasil e já recebeu muitos prêmios e homenagens nos quatros cantos do nosso país. Foi por várias vezes tema de Escolas de Samba do Rio e de São Paulo e suas obras mais conhecidas são:  O Auto da Compadecida e a Pedra do Reino interpretadas com muito sucesso no Teatro, na Televisão e no Cinema.

A noite foi bastante prestigiada e contou com a presença de políticos amigos, empresários, nomes importantes da nossa cultura, amigos do Motiva e imprensa.

O destaque da noite vai para a Orquestra Armorial Motiva com alunos e professores do Motiva que arrasaram na abertura do evento com música de qualidade. Não posso esquecer-me do grupo de Dança Caetés e da banda Cabras do Pífanos que faziam a recepção dos convidados.

A noite também foi de discursos com Rômulo Gouveia (que destacou a importância de Ariano para a cultura brasileira, lembrando que o paraibano, além de suas obras literárias, já teve trabalhos reproduzidos no teatro, TV e cinema), Marlene Alves (que registrou a presença da escritora paraibana Lourdes Ramalho na plateia – querida e aplaudidíssima) e Carlos Barbosa (que foi justo em todos os seus agradecimentos).

Virilmente emocionado, Ariano Suassuna afirmou que estava muito feliz pela grande homenagem que recebeu do Motiva e em tom de brincadeira disse que nem tinha como pagar. E mais feliz ainda porque soube que seu nome foi escolhido através de uma pesquisa com vários nomes importantes e que seu nome foi escolhido com mais de 86% dos votos já que em toda sua vida – ele foi uma pessoa muito ruim de votos.

Durante a aula espetáculo Ariano contou historias hilárias de personagens verdadeiros da  cidade de Taperoá – lugar onde viveu por muitos anos. Uma aula maravilhosa  divertidíssima – para brindar a chegada desse grande equipamento de ARTES na Rainha da Borborema. Uma aula que encheu nossos corações de alegria e ensinamentos!

O que dizer do teatro: é lindo! E tem projeto assinado pela arquiteta Constância Crispim com novecentos metros quadrados e capacidade para 360 expectadores sentados, projeto luminotécnico cênico, tela de projeção de imagem em alta definição, som digital de cinema, camarins, salas de alongamento, de ensaio e de dança, além de acessibilidade.

Posso dizer sem medo de errar: Campina Grande tem orgulho de Carlos Barbosa e da família Motiva e do mestre Ariano Suassuna.

Agora podemos encher o peito de orgulho e dizer: nós temos mais um Teatro em Campina Grande  – TEATRO ARIANO SUASSUNA.

Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *