O professor, advogado, dramaturgo, romancista e poeta paraibano Ariano Suassuna recebeu na última terça-feira, uma grande homenagem em Campina Grande, dos empresários Carlos e Jane Eyre Barbosa, donos do Colégio Motiva Ambiental. Eles entregaram a Paraíba o Teatro Ariano Suassuna – nome escolhido através de uma pesquisa feita entre os alunos e funcionários do Motiva.
Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa, em 16 de junho de 1927, filho de Cássia Villar e do ex-governador da Paraíba – João Suassuna. Ele é membro das Academias de Letras da Paraíba, Pernambuco e do Brasil e já recebeu muitos prêmios e homenagens nos quatros cantos do nosso país. Foi por várias vezes tema de Escolas de Samba do Rio e de São Paulo e suas obras mais conhecidas são: O Auto da Compadecida e a Pedra do Reino interpretadas com muito sucesso no Teatro, na Televisão e no Cinema.
A noite foi bastante prestigiada e contou com a presença de políticos amigos, empresários, nomes importantes da nossa cultura, amigos do Motiva e imprensa.
O destaque da noite vai para a Orquestra Armorial Motiva com alunos e professores do Motiva que arrasaram na abertura do evento com música de qualidade. Não posso esquecer-me do grupo de Dança Caetés e da banda Cabras do Pífanos que faziam a recepção dos convidados.
A noite também foi de discursos com Rômulo Gouveia (que destacou a importância de Ariano para a cultura brasileira, lembrando que o paraibano, além de suas obras literárias, já teve trabalhos reproduzidos no teatro, TV e cinema), Marlene Alves (que registrou a presença da escritora paraibana Lourdes Ramalho na plateia – querida e aplaudidíssima) e Carlos Barbosa (que foi justo em todos os seus agradecimentos).
Visilvemente emocionado, Ariano Suassuna afirmou que estava muito feliz pela grande homenagem que recebeu do Motiva e em tom de brincadeira disse que nem tinha como pagar. E mais feliz ainda porque soube que seu nome foi escolhido através de uma pesquisa com vários nomes importantes e que seu nome foi escolhido com mais de 86% dos votos já que em toda sua vida – ele foi uma pessoa muito ruim de votos.
Durante a aula espetáculo Ariano contou historias hilárias de personagens verdadeiros da cidade de Taperoá – lugar onde viveu por muitos anos. Uma aula maravilhosa divertidíssima – para brindar a chegada desse grande equipamento de ARTES na Rainha da Borborema. Uma aula que encheu nossos corações de alegria e ensinamentos!
O que dizer do teatro: é lindo! E tem projeto assinado pela arquiteta Constância Crispim com novecentos metros quadrados e capacidade para 360 expectadores sentados, projeto luminotécnico cênico, tela de projeção de imagem em alta definição, som digital de cinema, camarins, salas de alongamento, de ensaio e de dança, além de acessibilidade.
Posso dizer sem medo de errar: Campina Grande tem orgulho de Carlos Barbosa, da família Motiva e do mestre Ariano Suassuna.
Agora podemos encher o peito de orgulho e dizer: nós temos mais um Teatro em Campina Grande – TEATRO ARIANO SUASSUNA.