DAMA DE FERRO – Morre aos 87 anos, a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher

Publicado em Categorias Últimas

AA

A ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, que permaneceu no cargo entre 1979 e 1990, morreu nesta segunda-feira aos 87 anos após sofrer um derrame, informou seu porta-voz. Apelidada de “dama de ferro” pelos soviéticos, em razão de seu estilo autoritário, a primeira mulher a ocupar o cargo de premiê no Reino Unido sofria e mal de Alzheimer havia alguns anos e não falava em público desde 2002, quando sofreu uma série de pequenos derrames.

“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz após um derrame nesta manhã, disse o lord Tim Bell. A família ainda deve fazer um pronunciamento mais tarde.

Seus três mandatos consecutivos, que totalizaram 11 anos no poder, fizeram dela uma das principais figuras da política mundial do século 20 e, embora estivesse afastada da vida pública, sua doutrina conservadora, o “thatcherismo” continua a ter influência política ainda hoje.

No seu perfil no Twitter, o primeiro-ministro britânico David Cameron disse que “soube com grande tristeza da morte de Lady Thatcher. Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica”. Perto das 9h da manhã, o termo “Dama de Hierro” estava entre os trending topics mundiais.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, também comentou a morte da ex-premiê no microblog:  ”Controvertida, valente, com caráter e amiga da Colômbia.”

A rainha Elizabeth II também expressou pesar e enviará uma mensagem privada à família, informou o Palácio de Buckingham.

Fonte – O Estadão.

 

 

Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *