JUSTA HOMENAGEM – FIEP inaugura Centro de Treinamento do SENAI – Rossiélio Porto – PARTE 2

Publicado em Categorias Últimas

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 2528 a 28 b 28 d 28 e26 28 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

 

Na última quinta-feira, o presidente da Federação as Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco Buega Gadelha, entregou a sociedade campinense mais um dos grandes investimentos do SENAI: o Centro de Treinamento Rosiélio Porto, o nome foi uma justa homenagem a memória desse grande industrial paraibano que deu uma imensa contribuição ao nosso Estado.

Nascido em Porcinhos, Rosiélio era um homem simples com características fortes, de grandes empreendedores, e entre outras coisas que fez, fundou a COTECIL. E foi com sabedoria, dignidade e dedicação ao trabalho que Seu Rosiélio transformou sua fábrica na maior empresa de EPI do Norte e Nordeste do Brasil. Foi graças a COTECIL e a seus discípulos que hoje Campina Grande conta com um pólo de fábricas de equipamentos de proteção.

Em seu discurso recheado de emoção, o jovem industrial Neto Porto, dono da Atlanti Cordas e filho de Rosiélio, falou da importância do seu pai em sua formação profissional: “Meu pai tinha verdadeiro fascínio pela educação e pelo conhecimento e por isso me mandou várias vezes estudar no exterior, a exemplo de países como Estados Unidos, Alemanha e Japão”. “E entre outras lições de vida, meu pai me ensinou que os bens materiais não são nossos, mas a “fé e o Conhecimento” SIM! E juntos possuem uma grande força que pode nos levar a conquistar o mundo”. “E esse foi o maior patrimônio que ele me deixou”, finalizou Neto emocionado e cheio de saudades.

O novo CT Rosiélio Porto é uma Unidade do Senai especializada em Tecnologia da Informação que vai oferecer cursos de informática básica e avançada para jovens paraibanos. O novo CT também vai desenvolver software, serviços correlacionados e vai sediar um laboratório de tecnologia e prospecção do trabalho para atender todos os Estados da Federação.

Confesso que fiquei encantado com a estrutura do novo Centro de Treinamento Rosiélio Porto. Tudo de primeiro mundo!

O trabalho dinâmico do presidente da FIEP, Buega Gadelha, da diretora Regional do SENAI, Gricélia Pinheiro, e de toda equipe do Sistema FIEP/SENAI/SESI vem engrandecendo cada vez mais a Paraíba.

Só para se ter uma ideia, com os investimentos do Governo Federal, através do MEC, a FIEP e o SENAI já levaram para salas de aulas desde 2011 mais de 60 mil alunos na Paraíba e a meta é fechar 2014 com 80 mil alunos formados em cursos técnicos.

Entre os muitos projetos do SENAI que vão ser entregues a sociedade paraibana estão: o Instituto SENAI de Tecnologia na Cadeia Textil – em João Pessoa; o Centro de Formação Profissional Mirian Benevides Gadelha (mãe de Buega Gadelha) – em Souza, e os Centros de Treinamentos, Maurício Almeida, Linaldo Cavalcanti e Fleury Soares (pai de Elvira – esposa de Buega), em Campina Grande.

Parabéns Buega pelo dinamismo no Sistema FIEP/SENAI/SESI e principalmente pela justa homenagem a esse grande homem que foi Rosiélio Porto – que eu tive o prazer de conhecer. E parabéns a Neto, a minha amiga e linda Rossana e toda família Porto por levarem adiante as lições que seu Rosiélio deixou.

A noite foi selada com um requintado coquetel assinado pelo Pirauá ao som de Janine Lima e banda.

Shares