PEDHUÁ – O apito que vai fazer o “Som da Copa” foi desenvolvido no curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande

Publicado em Categorias Últimas

APITO

O projeto foi desenvolvido pelo professor Itamar Ferreira, a partir solicitação do empresário campinense Alcedo Medeiros. “Ao nos apresentar o apito em madeira, ele propôs que desenvolvêssemos a marca e o projeto do produto”, afirmou o designer, acrescentando que a base da criação é a bandeira nacional.

A marca pedhuá em verde amarelo tem as letras d e h unidas para evitar dúvidas quanto à pronúncia, explica o designer. “Outro detalhe representativo da nossa cultura é a composição de três traços retangulares em cima da letra A, que, em tamanhos e posicionamentos diferentes, simbolizam o som soprado e o cocar indígena”, ressaltou.

No produto, segundo o professor da UFCG, houve a exploração das curvas, num formato sinuoso, para melhor ergonomia no manuseio. “Sua forma simétrica foi concebida objetivando facilitar o processo produtivo”, pontuou.

O pedhuá recebeu a chancela do Ministério dos Esportes para ser o som da copa. A previsão  é que seu lançamento aconteça em maio deste ano.

0Shares