NOVA FÁBRICA – Pernambuco vira Centro de Operação Mundial da Fiat

Publicado em Categorias Últimas

FIAT

 

O diretor executivo mundial da área do Grupo Fiat Chrysler, Stefan Ketter, foi transferido de Turim, Itália, para o Recife (PE) para acompanhar de perto e liderar a construção do polo automotivo em Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco, que terá um investimento de R$ 7,1 bilhões, com geração e 12 mil empregos. Desse total, só a fábrica da Fiat, orçada em R$ 4 bilhões, vai gerar 4,5 mil postos de trabalho. O engenheiro terá um escritório em Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana, de onde terá a missão de comandar 158 plantas da empresa em vários países.

Quem apresentou a novidade foi o presidente da empresa para a América Latina, Cledorvino Belini, durante um encontro do Grupo Líderes Empresariais de Pernambuco (Lide). Segundo ele, Ketter coordenou a implantação de outras fábricas da montadora e isso mostra a importância do engenheiro para a construção da fábrica em Pernambuco. No evento, Belini disse que o momento econômico pelo qual passa o Estado também influenciou na decisão da Fiat em transferir suas operações para Pernambuco. Segundo ele, o setor industrial respondia por 10% da economia estadual em 2002, enquanto que este percentual subiu para 25% em 2010.

Ketter será o terceiro dirigente da Fiat a atuar no Brasil. Outros dois diretores já atuam no país comandando operações internacionais. É o caso do presidente da empresa para a América Latina, Cledorvino Belini, em São Paulo (SP), e do diretor de Compras, Vilmar Fistarol, que atua em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Apesar de ter nascido em São Paulo Ketter se formou em engenharia mecânica na Alemanha, onde começa a carreira profissional na BMW e, em seguida, entrou na Audi. Também coordenou a operação da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, 1997 e, sete anos depois, saiu da Volkswagen, nos Estados Unidos, e foi trabalhar na Fiat (Itália). No momento, é membro da maior instância de comando do Grupo Fiat Chrysler: o Group Executive Council.

FONTE – BRASIL 247

Shares