Final de tarde lindo em Campina Grande! O azul do céu misturado ao por o sol anunciava a inauguração do Complexo Promotor de Justiça Ronaldo Cunha Lima, nova sede do Ministério Público da Paraíba – localizada em Campina Grande. O clima nostálgico – típico do inverno serrano – era propício para homenagear o poeta Ronaldo Cunha Lima.
A solenidade de abertura contou com a presença de promotores, procuradores, advogados, personalidades, jornalistas e convidadas especiais do Ministério Público.
O evento começou com o discurso do coordenador executivo da sede do Ministério Público em Campina Grande, o promotor de Justiça Dmitri Nóbrega Amorim, seguido do procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, do senador Cássio Cunha Lima, do prefeito Romero Rodrigues e do vice-governador Rômulo Gouveia que para não tomar mais tempo da plateia – reafirmou tudo o que havia sido dito nos discursos anteriores e por ser rápido – foi muito aplaudido por todos.
Em seu discurso bastante emocionado, o senador Cássio Cunha Lima lembrou que hoje, faz um ano da morte do seu pai e disse: “Ficamos felizes porque meu pai amou e defendeu o Ministério Público. Por ele ter sido promotor de Justiça, ele me ensinou também a defender essa importante instituição, e eu tenho um sentimento de muita gratidão por este gesto do MP. Meu pai foi o que hoje é raro de se ver na vida pública, que é a probidade do poeta, a honestidade dele”, finalizou.
Já o promotor Dmitri Nóbrega Amorim falou da importância da nova sede do Ministério publico para Campina Grande e para homenagear o poeta citou seus versos:
“Quando eu for para eternidade
Onde só DEUS me alcança
Eu não quero ser saudade
Já me basta ser lembrança”
E Dmitri ainda afirmou que Ronaldo seria lembrando não somente pelo Ministério Público, mas também por sua terra tão querida que se confunde com a história do poeta. O poeta Ronaldo Cunha Lima era “do povo” e o povo é a razão primeira da existência do Ministério Publico.
Pra finalizar, o promotor Dmitri citou um pensamento do gênio Charles Chaplin: “Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”.
“É para o povo de Campina Grande que o MP abre as portas do complexo. Como promotor da cidade, nascido aqui, eu me sinto muito feliz hoje”, declarou.
Parabéns ao Ministério Publico pela conquista e que DEUS ilumine todos os promotores e procuradores da Paraíba.