Roberto Santiago: a vitória do silêncio e da paciência

Publicado em Categorias Últimas

escudeira

FOTO – Roberto Santiago com a esposa e fiel escudeira Valdívia

POR MARCOS ALFREDO

Ao longo dos dois últimos anos, o empresário Roberto Santiago, proprietário do Shopping Manaíra, de João Pessoa, foi “alvo solidário” de ataques da oposição ao Governo do Estado por conta do polêmico caso da permuta de terreno da Acadepol.

Por uma questão de estilo e estratégia pessoais, Roberto Santiago raramente se pronunciou sobre o assunto. Preferiu, no geral, manter-se em silêncio e à espera das deliberações nas instâncias competentes e que terminavam por render à polêmica um inevitável ingrediente político sobre o qual ele não tinha o menor interesse.

Empresário ousado e, não raro, com uma marca agressiva nos negócios, Roberto Santiago mantém com sua postura de “self-made-man” a imagem de quem também tem a capacidade de ir contra a maré da opinião pública e até mesmo da imprensa, assumindo recuos estratégicos.

Em todas as instâncias possíveis no Estado, Roberto Santiago foi protagonista de questionamentos, envolvido no rolo compressor de ataques que tinham como alvo preferencial o Governo da Paraíba. Silente, discreto e convicto de que fez uma parceria que, além dos dividendos empresariais, também representa resultados positivos para o Estado, Santiago saiu vitorioso nas searas da Assembleia Legislativa, no Ministério Público, no Tribunal de Justiça e no Tribunal de Contas.

Para tantos que estranharam sua posição aparentemente passiva ou até mesmo covarde diante dos ataques, o empresário que atrai para si e seus negócios tanto “olho grande” já confessou: acredita que paciência, silêncio e bom senso serão sempre armas que ajudam a qualquer um vencer, quando se está com a verdade.

Com todas as suas virtudes e defeitos, deixa uma lição importante, mas se frustrará quem imaginar que, quebrando seu silêncio, ele venha a comemorar publicamente suas vitórias. Faz sentido.

Shares