VOZ ABENÇOADA – Val Donato e o “Rock que vem do Nordeste” numa matéria maravilhosa que foi publicada no PLANETA MPB

Publicado em Categorias Últimas

a

 

por Dery Nascimento

A fabrica nordestina de produzir artistas está a todo vapor. A filial paraibana de João Pessoa-PB acaba de lançar uma cantora que, sem sombra de duvidas, em um  curto prazo terá o reconhecimento merecido da mídia e do público em geral. Val Donato acaba de lançar o CD intitulado “Val Donato & os Cabeças”.

Gravado em Campina Grande –PB, no G&A Estúdio, com produção do guitarrista Giordano Frag, a produção levou três anos até chegar às 12 faixas em que a cantora assina dez, sendo duas em parceria. Com voz grave .pulsante e forte Val Donato tem personalidade própria e nos mostra que sabe compor e tem intimidade com as palavras.

Assim como grandes artistas nordestinos que ganharam seu lugar ao sol, Val põe o pé na estrada e trilha seu caminho. Acho que um dos méritos dela é acreditar no som que faz. Falamos por telefone e redes sociais Senti uma garra em sua voz, uma vontade de levar seu som para os quatro cantos do país. Atitude bem típica da mulher  paraibana arretada que não desiste jamais.

“Café Amargo” (V.D) dá boas-vindas á audição desse primeiro trabalho, mostrando qualidade vocal e instrumental. Um dueto com o ex Kid Abelha Leoni na segunda faixa “Cargas” (V.D), nos proporciona a uma viagem  com requintes do bom rock oitentista brasileiro do qual Leoni foi um dos fundadores. Uma declaração de amor musicada, daquelas que ficam para sempre, é o que ouviremos na poética “Pra mim, você” (V.D).

É bom poder ouvir um som bem produzido, Pois esse CD de estreia da Val Donato nos permite uma audição técnica, provando que no Nordeste há grandes profissionais, facilitando a produção artística dos filhos da terra, que antes tinham de migrar para gravar em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Com um vocal que nos remete à queridíssima e eterna Cássia Eller, Val canta “Logo, logo”(V.D).Meu destaque vai para o violão e os solos de guitarra de Giordano Frag. Com o domínio das palavras, a cantora na letra da canção  “Somente Sou”(V.D),afirma que é semente.

A crônica anunciada ouve-se no belo tema “Jornal de Ontem”(V.D). Escolhi um tema do CD, como o meu preferido, como faço com todos os CDs sobre os quais  escrevo minhas criticas. Apesar de ter gostado de todos, sem exceção , “Faca Amolada” é a escolhida por mim. Fugindo um pouco da proposta do Rock, a oitava faixa do CD, “Pra que você goste”(V.D),se caracteriza pelo swing que ,com certeza não deixa ninguém parado.

Primeira música em parceira do CD ,“Nem tanto, Nem tão Pouco” (Val Donato/ Toni Silva/ Felipe Alcântara) é rica em poesia, melodia e harmonia. Coincidência ou não, Val Donato fez um tema que coincide com as manifestações em massa que aconteceram em todo o país. Na verdade a música “A Ditadura do Povo” (V.D) já havia sido gravada. Um belo arranjo de cordas para uma sonoridade que nos remete ao anos 1970 se ouve na belíssima “Bem melhor”(V.D).A ultima canção do CD, foi feita em parceira com Giordano Frag,,sob a encomenda do cineasta André da Costa Pinto para o longa paraibano ‘Tudo Que Deus Criou’.

Sucesso a Val Donato, Cleanto Neto, Almir Cesar,Rafa Chaves (os cabeças).

0Shares