FAZENDO HISTÓRIA – UFCG e IHCG realizam hoje evento para tratar sobre Experiência da Pesquisa Histórico Documental

Publicado em Categorias Últimas

1

HOJE – a partir das 18h30, o Teatro Municipal Severino Cabral sediará o “I Encontro Documentos, Memória, Preservação e Difusão: Experiências de Pesquisas Histórico-Documentais” .

O Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco (Projeto Resgate) foi criado institucionalmente, em 1995, por meio de protocolo assinado entre as autoridades portuguesas e brasileiras no âmbito da Comissão Bilateral Luso-Brasileira de Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO). Tem como objetivo principal disponibilizar documentos históricos relativos à História do Brasil existentes em arquivos de outros países, sobretudo Portugal e demais países europeus com os quais tivemos uma história colonial imbricada.

O evento é uma realização da UFCG, Parque Tecnológico da Paraíba, Projeto “Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices Referentes à História Indígena e Escravidão Negra no Brasil” e conta com o apoio do Instituto Histórico de Campina Grande “Casa Elpídio de Almeida”.

Os palestrantes são  Esther Caldas Guimarães Bertoletti, Doutora Honoris Causa – 2012 (UFBA) pelo reconhecimento no Brasil e no exterior diante da sua atuação na salvaguarda e difusão das fontes históricas, Sócia do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e André Ricardo Heráclio do Rêgo, Pós Doutorando PUC Lisboa-PT, Diplomata e Conselheiro da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), Lisboa, Portugal.

A coordenação dos trabalhos está a cargo da Doutora  Juciene Ricarte Apolinário, Professora da Unidade de História da UFCG e Vice Presidente do Instituto Histórico de Campina Grande. Apóiam na organização Janaílson Macedo Luiz, Thomas Bruno Oliveira e Maria Ida Steinmuller, presidente do Instituto Histórico de Campina Grande.

Na oportunidade serão entregues diplomas dos novos sócios do IHCG e lançamento de livros dos sócios e historiadores convidados.

Shares