A PARTIR DE HOJE – A cidade de Sousa, no Sertão Paraibano, será palco da 3ª Conferência Estadual de Cultura

Publicado em Categorias Últimas

1

Começa hoje, a 3ª Conferência Estadual de Cultura, realizada pela Secretaria Estadual de Cultura. A Conferência segue até sábado (21), na cidade de Sousa, Sertão paraibano, e reunirá 435 delegados eleitos nas 98 conferências municipais e territoriais. Durante três dias, delegados dos poderes públicos e da sociedade civil debaterão e elegerão demandas prioritárias para execução de políticas públicas para o setor cultural do Estado.

Tendo como tema “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura”, a Conferência reunirá importantes pensadores de todo o Brasil, servindo como espaço de participação social e deliberação de políticas, mas também de formação e reflexão.

O credenciamento iniciará às 14h e seguirá até 17h30, horário do jantar. Às 18h30, a Orquestra de Metais Tom da Terra recepcionará a chegada dos participantes, antecedendo a solenidade de abertura.

Às 19h, a conferência será aberta com as presenças do secretário da Cultura, Chico César; do secretário de Articulação Institucional/MinC, Bernardo Mata Machado; do prefeito André Gadelha; do presidente da Fundação Municipal de Cultura de Sousa, Valber Matos; do representante do FOCA – Fórum de Cultura do Alto Sertão, Francisco Hernandes; e o articulador cultural da Secult-PB, Leonardo Alves.

Em seguida, às 20h, o secretário de Cultura da Bahia, Antônio Albino Canelas Rubim, fará palestra sobre “Políticas Públicas de Cultura no Brasil”. Albino Rubim abordará os processos históricos, políticos e sociais responsáveis pela constituição das políticas culturais no país até os tempos atuais, com a consolidação da visão tridimensional da cultura.

Encerrando a noite, a Conferência terá uma programação cultural com grupos e artistas da região. A partir das 22h, se apresentarão violeiros e repentistas participantes do Festival da Viola e do Repente do Vale dos Dinossauros, e em seguida, a Banda de Pífanos de São José de Piranhas.

Shares