OUTUBRO ROSA – Facisa anuncia programação para a campanha contra o câncer de mama

Publicado em Categorias Últimas

0 A FACISA

 

Com música e entrega de laços cor de rosa, foi aberta na manhã desta terça-feira, dia 1º de outubro, na Unidade do Itararé, a programação do Outubro Rosa na Facisa e FCM. Alunos e funcionários da instituição aderiram a Campanha que alerta a sociedade para a prevenção do Câncer de Mama e, em Campina Grande, acontece em parceria com Secretaria de Saúde do Município de Campina Grande, o Instituto Avon e a Clínica Dr. Wanderley.

Após a acolhida, às 9h30, foi realizada uma mesa-redonda, no cinema-didático, sobre esse tipo de doença, com as professoras Adriana Holanda (Fisioterapia), Ângela Targino (Medicina), além de Aleksandra Costa e Fabiana Paulino, ambas do curso de Enfermagem.

“Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, as estimativas para 2013 apontam a ocorrência de aproximadamente 260 mil novos casos de câncer para o sexo feminino, sendo mais de 50 mil na região da mama, por isso temos que nos proteger”, destacou a professora Adriana Holanda.

Durante a mesa redonda se mostrou que a prevenção é o caminho mais indicado. “Antes de cuidar dos outros, a mulher precisa se cuidar”, ressaltou Ângela Targino.

Ainda pela manhã, foi realizada uma encenação teatral sobre os sintomas do câncer de mama e quais os procedimentos que devem ser tomados ao se descobrir sinais desse tipo de doença. “A programação do Outubro Rosa contribui para que tenhamos uma percepção mais aprofundada em relação ao câncer de mama, nos proporcionando mais informações para o nosso trabalho futuro e também o auto-cuidado”, frisou a acadêmica do 5º período de Enfermagem, Juciele Peres. Após a mesa-redonda e a encenação, os alunos e funcionários construíram um laço humano, na área externa da Unidade do Itararé, em alusão ao símbolo da Campanha.

“Como instituição que forma profissionais de saúde, não existe nada mais satisfatório do que ver alunos e funcionários engajados em uma campanha”, destacou Eduardo Raposo, coordenador e Marketing e Eventos da Instituição.

Programação A programação do Outubro Rosa continua no próximo dia 7 com uma oficina sobre o autoexame das mamas, na Clínica Escola da FCM, no Itararé, das 07h30 às 11h30. No dia 8, será a vez de uma palestra educativa com o tema “Câncer de Mama: Intervenção Fisoterapêutica”, também na Clínica, das 8h às 11h30.

Nos dias 09 e 14 serão realizadas oficinas de sobre o autoexame das mamas no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida. Já nos dias 15, 16, 18, 21, 29 e 30 também serão realizadas oficinas sobre o mesmo assunto em locais a confirmar. No dia 26 será realizada a Caminhada Rosa e no dia 31 a programação encerra com o Sarau Rosa, às 17h, na Praça da Bandeira, no Centro.

Shares