O que é caricatura? Veja uma pequena definição e alguns exemplos de caricaturas que fazem sucesso na internet!

Publicado em Categorias Últimas

CARACATURAS 1 2

Trata-se de uma representação (geralmente de pessoas) em que são mostrados, de forma exagerada, aspectos do objeto retratado, normalmente na tentativa de se obter efeitos cômicos.

Caricatura é o desenho, normalmente de pessoas, onde se mostra de maneira exagerada alguma característica marcante, procurando-se ressaltar um aspecto cômico ou burlesco.

A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum sua utilização nas sátiras políticas.

Às vezes, esse termo pode ainda ser usado como sinônimo de grotesco (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais).

A caricatura é amplamente usada para charges de cunho político ou de protesto ou como mera gozação de algum personagem famoso. Hoje, algumas deixaram de ter a característica de traços simples e são bem sofisticadas, coloridas e algumas, até animadas e colocadas na Internet. Sinal dos tempos. Entretanto, alguns quadrinhos, representam o que de melhor podemos ter em desenhos caricaturais, isto é, traços simples mas que traduzem uma emoção.

Shares