A agência de publicidade Africa, do Grupo ABC, comandado pelo publicitário Nizan Guanaes, foi eleita nesta segunda-feira, 3, a agência internacional do ano pela revista Advertising Age, dos Estados Unidos, considerada a “bíblia da Publicidade”. Essa é a segunda vez que uma agência de publicidade do Brasil recebe esse reconhecimento. Em 2000, a Almap/BBDO também foi premiada.
Guanaes comemorou o título da Africa. “É uma lista que toda a propaganda americana espera, é o Super Bowl da publicidade”, disse. De acordo com ele, esse título tem um peso enorme, pois não é somente um prêmio. “Nós não inscrevemos as peças, é um reconhecimento dado pelos editores da Advertising Age pelo nosso trabalho consistente para os clientes. São parcerias de longa-data. Isso é muito importante”, afirmou. Para comemorar, a agência está em clima de feriado e todos os funcionários receberam uma camiseta comemorativa.
A publicação destaca as ações em mídias digitais desenvolvidas pela Africa para a Procter & Gamble, os anúncios do banco Itaú Unibanco relacionados à Copa do Mundo de 2014 e ainda os resultados do laboratório interno de criações da agência. “A Africa é, com frequência, considerada a agência de publicidade mais admirada do Brasil, mas talvez porque participe de poucos prêmios e tenha o nome de outro continente, ainda não é bem-conhecida no restante do mundo. Deveria ser”, destaca a revista em reportagem publicada nesta segunda-feira.
No texto, a publicação cita a ação da Africa para o xampu Head & Shoulders, da P&G. O vídeo com o técnico Joel Santana, famoso pelas entrevistas num inglês aportuguesado, teve 24 milhões de visualizações na página YouTube desde julho, de acordo com a Ad Age. As frases hilárias também ganharam popularidade no microblogue Twitter e aumentaram o market share da empresa no País.Já o primeiro vídeo da campanha da Copa do Mundo 2014 do Itaú mostra o Brasil explodindo. Pontes racham, o asfalto abre-se e até as Cataratas do Iguaçu enfrentam explosões no filme Grande Transformação. Enquanto a população fica assombrada com o fenômeno, um grande estádio cerca o território nacional.
Atualmente, a Africa ocupa o sétimo lugar na lista de maiores agências do País. Já o Grupo ABC está na 19ª posição na lista global de agências elaborada pela Ad Age. A receita da Africa, destaca a revista, cresceu 8% em 2013. A agência foi criada em dezembro de 2002 por Guanaes, Márcio Santoro, Sérgio Gordilho, Luiz Fernando Vieira e Olivia Machado.
FONTE – ESTADÃO