SUBSTITUTO – Thompson Mariz é o novo secretário de Planejamento do Governo do Estado,

Publicado em Categorias Últimas

0

 

O governador Ricardo Coutinho (PSB) já definiu o substituto do ex-secretário de Planejamento do Governo do Estado, Gustavo Nogueira.  Quem vai assumir o cargo aberto com a saída do tucano  é o ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Thompson Mariz. A informação foi publicada em primeira mão pelo Portal MaisPB e repercutida pelo programa Correio Debate (Correio Sat).

O ex-reitor é filiado ao PSB mesmo partido de Ricardo Coutinho.

Gustavo Nogueira deixou o governo socialista após orientação do PSDB para que filiados ao ‘ninho tucano’ saíssem da administração socialista. O PSDB deve lançar o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) como candidato ao Palácio da Redenção nas eleições de outubro.

Meia hora depois da veiculação da informação no MaisPB, a Secretaria de Comunicação do Estado confirmou a informação.  Em participação ao vivo por telefone no Correio Debate, Mariz disse que será uma tarefa difícil substituir Gustavo Nogueira, mas alegou que vai se esforçar para fazer um trabalho a altura do desenvolvido pelo ex-secretário.

Confira o release:

O governador Ricardo Coutinho empossa, na tarde desta quinta-feira (27), o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Thompson Mariz. A solenidade acontece às 16h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, em Campina Grande.

O ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) assume a pasta em substituição ao secretário Gustavo Nogueira, que entregou o cargo na última terça-feira.

Currículo abreviado do Prof. Dr. Thompson Fernandes Mariz

Thompson Fernandes Mariz, filho de Isaac Mariz Nobre e Francisca Fernandes Mariz, é natural de São João do Rio do Peixe (antiga Antenor Navarro), Paraíba, e é graduado e mestre em Engenharia Química, Área de Processos Químicos, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Engenharia Química, Área de Gestão e Planejamento Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande. 

Foi consultor do CNPq e coordenador de Projetos de Pesquisa; autor de vários artigos científicos no Brasil e no exterior; proferiu mais de uma centena de palestras em diversas instituições brasileiras.

Foi o fundador e primeiro chefe do Departamento de Engenharia de Materiais da UFPB, em Campina Grande; foi vice-diretor e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UFPB (CCT/UFPB); pró-reitor para Assuntos do Interior da UFPB. Foi eleito vice-reitor da UFPB e designado reitor pro tempore da recém-criada UFCG, em abril de 2002.

Thompson Mariz foi eleito o primeiro reitor da UFCG, para o mandato de 22 de fevereiro de 2005 à 21 fevereiro de 2009 e reeleito pela comunidade universitária em novembro de 2008.

Integrou o Conselho Estadual de Educação do Estado da Paraíba, Conselho Deliberativo do Sebrae-PB, Conselho Estadual de Combate a Fome e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba, Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Conselho de Implantação do Instituto Nacional do Semi-Árido, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e presidente da Comissão de Recursos Humanos da Andifes, entre outros conselhos acadêmicos, tais como o Conselho Universitário e Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB.

Foi agraciado com os títulos de cidadão das cidades de Cajazeiras, Sousa, Pombal, Cuité, Sumé, Monteiro, Triunfo, Santa Helena, Nova Floresta, Itabaiana, Itaporanga e Campina Grande. Recebeu os títulos de cidadão benemérito das cidades de Cajazeiras, Sumé e Pombal e recebeu a Medalha Epitácio Pessoa, comenda outorgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, e a Medalha Tiradentes, comenda outorgada pela Loja Maçônica Regeneração Campinense.

Foi eleito presidente do Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, além de ter sido novamente nomeado para o Conselho Estadual de Educação. Atualmente é diretor executivo do Citta (Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo), diretor geral do Cedac (Centro de Desenvolvimento e Apoio Comunitário), membro do Conselho do Hospital da FAP e Assessor Especial do Reitor da UFCG, sem nenhum ônus pelo exercício dessas funções.

0Shares