EM BRASILIA – Paraíba ganha caminhão baú no Dia Nacional do Artesão

Publicado em Categorias Últimas

1

Uma conquista para mais de seis mil artesãos cadastrados no Programa de Artesanato da Paraíba (PAP). No Dia Nacional do Artesão, comemorado nesta quarta-feira (19), o Estado recebeu do Governo Federal, por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o caminhão do tipo baú que será utilizado no transporte das peças nos eventos realizados no Estado e em todo território nacional.

Em solenidade realizada em Brasília, a coordenadora geral do PAP e primeira-dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, recebeu a chave do veículo das mãos do ministro Guilherme Afif Domigos, que fez a entrega simbólica a 26 Estados mais o Distrito Federal.

Logo após a solenidade, Pâmela Bório destacou a importância do veículo para os artistas paraibanos. “Vai facilitar a logística e ampliar as vendas dos artesãos, já que o veículo dispõe de mais espaço para o transporte das peças. Com o equipamento, teremos capacidade de ampliar o armazenamento e agilizar a participação nos eventos. Sem falar que teremos um meio de transporte próprio e apenas para essas finalidades”, comemorou.

Os caminhões serão entregues às 26 unidades da Federação mais o Distrito Federal nos próximos dias. Na Paraíba, segundo anunciou o ministro, a data de chegada será no próximo dia 9 de abril.  Os veículos são do modelo Atron 1719 Mercedes-Benz, 4×2, com cabine em aço, baú de alumínio e plataforma de elevação acoplada.

Incentivos – Na avaliação do ministro, o artesanato envolve milhões de famílias e gera muitos negócios pelo Brasil. “Esse artesão é um micro empreendedor e não pode suportar burocracia. Ele tem que viver da sua arte e nossa meta é promover uma política nacional para o artesanato”, explicou.

“Vale lembrar que o trabalho dos artesãos vai além das atividades manuais. Eles transformam objetos em arte. São responsáveis pela manutenção da nossa cultura e história. Para mim, é um segmento fundamental, que ultrapassa a importância econômica. Poder comemorar este dia é uma experiência gratificante”, reforçou Pâmela Bório.

Para a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, que também prestigiou a cerimônia, o artesanato também surge como alternativa de renda dos nordestinos para enfrentar os períodos de seca. “São homens e mulheres que precisam de segurança. Nesses trabalhos, eles colocam a alma e o coração”, observou a governadora.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também ressaltou a importância dos trabalhos manuais e parabenizou os artistas na ocasião da data comemorativa. “É uma arte que gera emprego e renda e divulga a nossa cultura pelo mundo. Com a chegada desse caminhão, estaremos mais fortalecidos e vamos fazer crescer o nosso artesanato”, enfatizou o governador.

O evento ainda contou com a participação de várias autoridades, entre elas, o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto; e a presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Isabel Gonçalves, que agradeceu a iniciativa em nome dos beneficiados. “Queremos agradecer em nome de todos os artesãos brasileiros. O futuro do artesanato é brilhante e ainda teremos outras conquistas pela frente”, destacou Isabel.

 

Shares