TRADIÇÃO – Cavaleiros e Amazonas neste domingo, dia 23 – na 10ª edição da Cavalgada de São José da Mata

Publicado em Categorias Últimas

1

A tradicional Cavalgada de São José na sua 10ª edição será realizada amanhã. Em 2014 – além de todos os ingredientes já conhecidos, uma feijoada e a participação do bispo diocesano de Campina Grande serão atrativos a mais para um dos maiores eventos rurais do agreste da Borborema.Todos os anos a comunidade do distrito, que conta com mais de 15 mil habitantes, realiza as festividades nos moldes antigos das comemorações interioranas da igreja. A Paróquia de São José promove o evento e a missa de encerramento será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Manoel Delson.

A Cavalgada conta com 500 cavaleiros e amazonas e terá início com o passeio a cavalo que sairá do Adro da igreja matriz de Puxinanã por volta das 14h30, seguindo pela rodovia PB-115 até o distrito de São José da Mata, quando então será recebida, no pátio do Sr. Mané-Né, com música regional e por um grande público. Em seguida será iniciada a Missa dos Cavaleiros que terminará com a Benção final a todos os presentes e muita música. A feijoada será servida aos cavaleiros e amazonas que participaram do evento logo após a dispersão, o que está previsto para acontecer por volta das 18h30.

É um momento muito bonito em que os devotos de São José cavalgam ao som de fogos de artifício, de músicas sertanejas e aboio com o pedido de paz e o reforço da fé em Deus. Eles também fazem uma súplica ao santo por melhores tempos na agricultura para que as chuvas comecem e sejam satisfatórias, já que a tradição diz que no dia 19 de março, dia de São José, se inicia o período chuvoso de cada ano.

Além das celebrações, a programação tem bazar, bingo, parque de diversões para as crianças e barracas de tiro ao alvo, além de quermesses e pescaria.

Um belo espetáculo para a família que remonta aos tempos passados em uma comunidade que fica a 12 quilômetros de Campina Grande. O acesso é pela BR-230 no sentido do Sertão. Portanto, estão todos convidados para participar da festa que congrega os moradores da localidade e dissemina os valores cristãos da igreja católica. Vale a pena conferir!

A CAVALGADA

Foi idealizada e iniciada em 1995 por moradores do distrito, e tem o objetivo de engrandecer a Festa do Padroeiro, integrar municípios e comunidades rurais, além de promover a reflexão sobre a preservação do nosso patrimônio natural e cultural. A princípio contava apenas com 78 cavaleiros e amazonas, chegando, ao longo do tempo, a superar os setecentos integrantes. Outro grande do evento é a multidão que observa e aplaude a passagem dos participantes por todos os sete quilômetros do trajeto e o grande público que se concentra no pátio das atividades para receber a cavalgada e acompanhar as apresentações artísticas e a celebração eucarística.

Shares