PRÊMIO VEUVE CLICQUOT – Brasileira Helena Rizzo é eleita melhor chef mulher do mundo

Publicado em Categorias Últimas

11d

A brasileira Helena Rizzo, do restaurante Maní, em São Paulo, foi eleita nesta terça-feira (25) a melhor chef mulher de 2014 pelo prêmio Veuve Clicquot.

Rizzo, que em 2013 foi premiada como melhor chef da América Latina, comanda as panelas do Maní ao lado do marido, Daniel Redondo, um espanhol com quem trabalhou no prestigioso restaurante Celler de Can Roca, na cidade espanhola de Girona.

A chef receberá a láurea no próximo 28 de abril, em Londres, durante cerimônia de premiação dos 50 melhores restaurantes do mundo. Em 2013, o Celler de Can Roca ficou no topo da lista.

Gaúcha de Porto Alegre, Rizzo nasceu em 1978 e aos 18 anos chegou a São Paulo para seguir carreira como modelo. Começou então a trabalhar parcialmente nas cozinhas, até deixar definitivamente a moda de lado.

Antes de comandar o Café Na Mata, onde ganhou notoriedade, ela trabalhou com grandes nomes da gastronomia brasileira – Emmanuel Bassoleil, Luciano Boseggia e Neka Barreto, estão entre eles. Para aprimorar sua cozinha, a chef fez um tour pela Europa, onde passou cinco meses na Itália e três anos na Espanha.

Em 2006, Helena e Daniel Redondo abriram o Maní no bairro dos Jardins. Os organizadores do prêmio descreveram a comida do restaurante como “inteligente, de acordo com as práticas gastronômicas e ingredientes brasileiros e salpicada de influência espanhola”.

1a 1b 1f 1g 2a

0Shares