HIDROPÔNICOS – A Paraíba vai comercializar pimenta de agricultura familiar na Copa do Mundo

Publicado em Categorias Últimas

PIMENTA HIDRO

Agricultores de São João do Cariri, na Paraíba, vão comercializar pimenta e outros produtos hidropônicos durante a Copa do Mundo. A Cooperativa Agropecuária de Uruçu (Hidroçu) foi selecionada para participar do Quiosque Brasil Orgânico e Sustentável, no período de 15 a 21 de junho, em Salvador, Bahia, uma das cidades sede da Copa.

Com a Declaração de Aptidão ao Produtor (DAP), emitida pela Emater Paraíba, a Hidroçu foi selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e agraciada com o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF).

Na região, apesar da terra árida, um poço artesiano por onde passa uma estação de tratamento de água abastece mais de 80 famílias. O produto paraibano foi um dos 60 selecionados em todo o Brasil e será o único representante da Paraíba na Copa do Mundo.

O rótulo da pimenta malagueta já está em diferentes idiomas, para impulsionar a venda entre os turistas. Agora, a meta da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) é fortalecer o produto no mercado nacional.

A exposição contará com os principais produtos à base de pimenta de cheiro desidratada, conserva de pimenta biquinho e pimenta desidratada em sachê. Além de pimenta, as famílias associadas da cooperativa produzem hortaliças como alface, rúcula, pimentão, entre outras, e mantém um criatório de peixe.

O projeto Brasil Orgânico tem o objetivo de promover a produção e consumo de alimentos orgânicos e sustentáveis no País e, com isso, garantir a geração de benefícios sociais e ambientais. A prioridade é valorizar os produtos oriundos da agricultura familiar.

Shares