NO URUGUAI – O presidente José Mujica, assinou hoje a regulamentação que cria o primeiro mercado de maconha legal do mundo

Publicado em Categorias Últimas

mujica

FOTO – Reprodução/Internet

O presidente do Uruguai, José Mujica, assinou nesta terça-feira (6) a lei que regulamenta a produção e o consumo de maconha no país. Mujica e seus ministros assinaram a lei a portas fechadas. Com a assinatura, a legalização da droga, aprovada ano passado, passa a valer.

Isso significa que os residentes legais no Uruguai podem se cadastrar para obter licenças para cultivar legalmente até seis plantas de maconha por domicílio ou podem participar de um clube de cultivo de maconha.

Em duas semanas, o governo pretende escolher produtores para fornecer maconha para a venda. Os compradores licenciados podem comprar até 10 gramas por semana ou 40 gramas por mês em uma rede de farmácias.

Cigarros de maconha aprovados pelo governo devem estar à venda em farmácias até o fim deste ano. Ainda que as pesquisas de opinião mostrem que os uruguaios não aprovam a medida, Mujica defende a lei, com a qual ele espera afastar os cidadãos do crime organizado.

Além disso, o presidente quer tratar o vício como um problema de saúde pública e não como uma questão de segurança.

Shares