O Cine Teatro São José foi revitalizado e será entregue hoje a sociedade campinense

Publicado em Categorias Últimas

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

O Cine Teatro São José será reinaugurado hoje, após mais de três décadas de espera por uma revitalização. A solenidade está marcada para as 17h e contará com a presença do governador Ricardo Coutinho. Trios de Forró, quadrilhas e violeiros também se apresentarão durante a reabertura do espaço. Orçada em R$ 3,7 milhões, a obra durou 14 meses e ampliou e reformou toda a estrutura do teatro, que manteve a fachada e as linhas do projeto original.

Segundo a diretora técnica da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, o projeto arquitetônico foi elaborado e coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), para que a estrutura original, bem como a fachada, fossem preservados. O novo cine teatro, com capacidade para 148 lugares, é climatizado, com sala de som, iluminação e projeção, além dois camarins com banheiros próprios. “Foi feito todo o tratamento acústico, de iluminação e climatização, para oferecer o máximo de conforto, mas preservando as linhas originais do projeto”, reforçou.

A grande novidade é o anfiteatro a céu aberto, construído na parte de trás do cine teatro, com cafeteria e duas baterias de banheiros. “Existem baterias de banheiros também no hall principal e na administração. Tudo foi feito respeitando as normas de acessibilidade. É um grande presente para Campina”, destacou Simone.

OBRA CULTURAL

O Cine São José que foi inaugurado em 1945, com a exibição do filme ‘Sempre no Meu Coração’. Foi por décadas ponto de encontro de amigos e lazer na cidade, mas nos anos 70 viveu seu período de decadência até ser fechado, no final da década.

De lá para cá, caiu no abandono, virou depósito de lixo e alvo de vandalismo, até que por iniciativa de alguns universitários, a partir de 2010, começou a receber alguns eventos, mas ainda com a estrutura convalescente.

FONTE – JP ONLINE

Shares