A estilista Fernanda Yamamoto vai levar a renascença para a São Paulo fashion Week

Publicado em Categorias Últimas

1

Cerca de 20 rendeiras do Cariri paraibano assistidas pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) estão desenvolvendo peças exclusivas para a Coleção de Inverno 2016 da estilista paulista Fernanda Yamamoto. O trabalho será lançado na São Paulo Fashion Week, em novembro deste ano.

Semana passada, Fernanda Yamamoto esteve pela quarta vez na Paraíba para conversar com as rendeiras e ver as novas encomendas. Ela falou sobre o motivo de sua escolha pela renascença paraibana: “A renda renascença da Paraíba não é tão conhecida como de outros estados como Alagoas e Pernambuco, por exemplo. Mas é de uma qualidade maravilhosa”, elogiou.

A estilista também lembrou como aconteceu essa aproximação com o trabalho das artesãs paraibanas. “Esse contato foi uma orientação de Romero Sousa (consultor criativo do Sebrae) e do Coletivo Feminista Cunhã, que desenvolve um trabalho muito bonito com as rendeiras do Cariri. Primeiro eu vim para conhecer o trabalho das rendeiras. Mas achei tudo tão bonito que resolvi usá-lo em minha coleção”, relatou.

Ainda de acordo com Fernanda Yamamoto, a coleção terá um aspecto diferenciado. Ou seja, o artesanato propiciará uma espécie de intercâmbio cultural entre consumidoras e artesãs. “É uma coleção que vai falar da mulher e de sua realidade para outras mulheres que as adquirir. Cada peça, por exemplo, receberá o nome da rendeira que a confeccionou”, disse a estilista.

Shares