O ministro da Cultura, Marcelo Calero, esteve em Campina Grande, e a na agenda de compromissos abriu espaço para assistir uma Missa na Catedral

Publicado em Categorias Últimas

1 1a23 181b 1c 1d 2 3 4 6 7 9 10 10a 11 12 13 14 15 16 17 20 21 22 24 25 27 29 30 31

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, esteve em Campina Grande, no último domingo, 19, e foi recepcionado ao som de muito forró, que embalou o passeio no Forró Bus. O ônibus panorâmico percorreu pontos históricos da cidade partindo do Açude Velho, como o Museu dos Três Pandeiros (obra de Oscar Niemeyer), o monumento de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga e o Memorial dos 150 anos de Campina Grande.

Marcelo Calero impressionou pela simplicidade e simpatia. Ao lado do prefeito Romero Rodrigues e do presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, do deputado federal Rômulo Gouveia e do secretário municipal de Cultura, Bernardo Pimentel, o ministro visitou o Museu do Algodão, e em seguida, a Feira de Artesanato, onde conferiu a produção de artesãos locais com o algodão.

Ele também esteve no Teatro Municipal Severino Cabral, onde acompanhou várias apresentações artísticas. Também recebeu “lembranças” ou brindes que destacam a cultura local, a exemplo de produtos artesanais, cartões postais, CD, DVD e livros. O material foi entregue pela coordenadora municipal de Turismo, Catharine Brasil, e também por artistas locais.

Assim que as apresentações terminaram várias autoridades e artistas fizeram uso da palavra, destacando a importância da visita do ministro da Cultura. O prefeito Romero Rodrigues disse que “é uma honra para a cidade receber uma autoridade federal preocupada em conhecer e apoiar as mais diversas atividades culturais de Campina Grande”. Ele ainda defendeu a união de esforços entre Campina Grande e Caruaru para a permanente valorização das tradições ou raízes culturais regionais. Romero, por fim, agradeceu ao deputado federal pelo empenho em concretizar audiências e visitas do ministro da Cultura.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pimentel, mostrou-se grato ao ministro, pois este tem recebido com muita simpatia e sensibilidade os vários pleitos da cidade na área cultural, tendo, inclusive, se disponibilizado a conhecer pessoalmente o Maior São João do Mundo e as manifestações culturais de Campina Grande, o que de fato aconteceu já neste domingo.

Pelo Poder Legislativo Municipal, falou o presidente Antônio Alves Pimentel Filho. Segundo ele, na manhã deste domingo, no Teatro Municipal, e em outros recantos de Campina Grande, o ministro conheceu importantes manifestações da diversidade cultural campinense, em setores como dança, música e teatro. Ainda ressaltou a importância do Projeto “Fé e Cultura”, desenvolvida pela Diocese local, fazendo a interação entre a religiosidade e os ritmos musicais regionais.

Por fim, o ministro Marcelo Calero mostrou-se feliz pela receptividade do povo campinense. Revelou-se encantado com a grandiosidade da festa e do movimento cultural campinense. De acordo com ele, os projetos locais merecem todo o apoio da Pasta sob o seu comando, esperando, dentro das possibilidades, fazer o que for possível para investir na cultura regional.

A noite, o Ministro abriu espaço em sua agenda de compromissos, e a convite da família Pimentel, participou de uma Missa na Catedral de Campina Grande ao lado de Antônio, Selda Pimentel e família, Ele também foi aos camarotes do Parque do Povo conhecer o maior São João do Mundo.

Shares