Começa hoje e vai até o dia 3 de julho, a Feira Literária Internacional de Paraty – RJ

Publicado em Categorias Últimas

2

Um dos maiores eventos de literatura do País chega, neste ano, à sua 14ª edição com uma novidade: a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) nunca teve a participação de tantas mulheres. Na edição de 2016, que começa hoje (29) e vai até domingo (3 de julho) 44% dos participantes da Tenda dos Autores, o palco principal do evento, são mulheres.

A honra de ser homenageado pela festa é também uma grande conquista feminina neste ano. A homenagem da Flip 2016 vai para a poeta Ana Cristina César. Onze anos depois da última (e única) homenagem a uma mulher – na edição de 2005, a homenageada foi Clarice Lispector – o evento volta a colocar uma mulher em destaque.

Em uma de suas mesas, a Flip traz três herdeiras diretas de Ana Cristina César: Annita Costa Malufe, Marília Garcia e Laura Liuzzi. Além delas, a festa conta com a presença de outros poetas, como Leonardo Froés, Kate Tempest, Ramon Nunes Mello e Abud Said, reforçando sua ligação com esse gênero e apresentando um de seus eixos temáticos.

Ainda são temas da Flip 2016: a força do jornalismo contemporâneo, discussão feita por jornalistas como Caco Barcellos, Misha Glenny e Patrícia Campos Mello; humor, com Ricardo Araújo Pereira e Tati Bernardi; sexo, na mesa de literatura erótica com as escritoras Juliana Frank e Gabriela Wiener; e ciência, com o médico Henry Marsh e a neurocientista Suzana Herculano-Houzel.

A literatura brasileira também é destaque nessa edição do evento. Os novos nomes nacionais são 12 dos 39 convidados. Além dos já citados, participam da Flip autores como Marcílio França Castro e J. P. Cuenca. Temos também aqueles autores que trouxeram o Brasil como centro de suas preocupações intelectuais como o britânico Kenneth Maxwell e o estadunidense Benjamin Moser.

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DO EVENTO: http://flip.org.br/

Shares