Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos recebe Nobel da Paz, em Oslo – na Noruega

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

oslo

Em discurso após receber o Prêmio Nobel da Paz em Oslo, na Noruega, neste sábado (10), o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, declarou que a guerra no país chegou ao fim após a ratificação de um acordo de paz com a guerrilha das Farc no início do mês.

O povo da Colômbia, “com o apoio de amigos de todo o planeta, está tornando possível o impossível”, disse Santos. “A guerra que causou tanto sofrimento e angústia a nossa população, por todo o nosso belo país, terminou”, acrescentou o presidente sob aplausos do público.

Santos dedicou o Nobel – que havia sido anunciado em outubro – às vítimas da guerra e aos negociadores, incluindo os das forças armadas e os das Farc. Em seu discurso, ele afirmou que o acordo na Colômbia pode ser um modelo para outros países em guerra como a Síria.

“O acordo de paz da Colômbia é um raio de esperança em um mundo perturbado por tantos conflitos e tanta intolerância”, afirmou depois de receber o prêmio: uma medalha de ouro e um cheque de 8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,9 milhões).

Fonte – GLOBO – Fotos – Divulgação

Shares