Troféu Gonzagão 2017 – o “Oscar da Música Nordestina” será lançado pela primeira vez em João Pessoa

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

trofeu 2017

Um dos eventos mais importantes da música nordestina será lançado na próxima semana em João Pessoa. O tradicional Troféu Gonzagão chega à sua nona edição e será apresentado à imprensa, empresários, autoridades, artistas e convidados no próximo dia 26 de janeiro, na Casa Roccia, às 19h30. Neste ano, o Troféu Gonzagão acontece no dia 10 de maio, em Campina Grande.

Realizado por Rilávia Cardoso e Ajalmar Maia por meio do Instituto Intercultural do Brasil (Inbra), o lançamento do Troféu Gonzagão 2017 acontecerá pela primeira vez na Capital paraibana: “Sempre fizemos o lançamento do Troféu em Campina Grande, antecedendo o Maior São João do Mundo. A partir deste ano, decidimos mudar. A nossa ideia é expandir cada vez mais e sair dos limites da cidade. O troféu parte da Campina Grande, mas ele é da Paraíba para o mundo”, explicou Ajalmar Maia.

O grande homenageado deste ano In memoriam será o cantor, compositor e músico Abdias dos 8 Baixos (1933-1991), nascido em Taperoá (PB) e ex-marido da cantora Marinês, um dos nomes mais importantes do forró. Além de Abdias, haverá homenagem ao Quinteto Violado, conjunto instrumental-vocal brasileiro formado em 1970, no Recife, e ao cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo.

“O Troféu Gonzagão representa muito mais do que o reconhecimento do talento. Ele premia a alma de pessoas cujos sentimentos transcendem às emoções, aos sonhos, à dor, aos desejos, à coragem, às lutas, e a fé de um povo forte, abençoadamente, aclamado nordestino”, destacou Rilávia Cardoso, que promete uma nova roupagem nesta edição.

Troféu Gonzagão – Considerado o “Oscar” do forró, o Troféu Gonzagão chega à nona edição e acontece sempre no mês de maio, dando as boas vindas ao Maior São João do Mundo. A noite de gala reúne, em uma apresentação musical, importantes expoentes da música nordestina, como Elba Ramalho, Fagner, Antônio Barros e Cecéu, Alcione, Genival Lacerda, Nando Cordel, Anastácia, Flávio José, Lucy Alves, Alcymar Monteiro, Santanna, Amazan, Cezzinha, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Os Nonatos, Pinto do Acordeon, Waldonys, Ton Oliveira, Biliu de Campina, Capilé, entre muitos outros.

Em 2016, o Troféu Gonzagão fez um brinde à imortalidade da obra do pernambucano Zé Dantas (in memorian) e à originalidade do baiano Carlinhos Brown. O evento reuniu ainda várias personalidades que contribuem para a cultura nordestina, como o compositor Xico Bizerra, o cineasta Bernard Robert Charrue, diretor premiado do filme ‘Paraíba, Meu Amor’ e o empresário Pierre Landol.

 

Shares