Desenvolvimento de novos produtos eleva o padrão de competitividade da indústria paraibana

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Este mês de julho, a Paraíba ganhou destaque na FRANCAL – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, onde acontecem anualmente os mais arrojados lançamentos, de produtos voltados à estação primavera-verão e atrai milhares de visitantes de todo mundo.

O evento é reconhecido internacionalmente por sua característica de geração de negócios e pela qualidade e design dos produtos apresentados.

Foi neste cenário inovador que o designer paraibano, Abraão Gomes Lacerda Cavalcante, conquistou uma ótima colocação no Prêmio Francal Top de Estilismo 2017 e comemorou a conquista de dois troféus nas categorias Bolsa e Calçado Feminino.

Abrão Lacerda é designer do Instituto SENAI de Tecnologia/Couro e Calçados-Campina Grande, que atua com foco no segmento calçadista estimulando a competitividade industrial com foco na inovação e desenvolvimento de produtos como diferencial no mercado dos negócios.

Na Paraíba, além do Instituto SENAI de Tecnologia do Couro e Calçados, as indústrias também contam com o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecções e o Instituto SENAI de Automação. Juntos, eles integram a rede de mais de 60 Institutos SENAI de Tecnologia e Institutos Senai de

Inovação, criada há cinco anos, com o objetivo de apoiar o crescimento e aumentar a competitividade da indústria brasileira. Por meio de parcerias com empresas e universidades, estes institutos têm se transformado em importantes atores no ecossistema da tecnologia e inovação brasileira ao disponibilizar soluções para a indústria fazendo uso de uma infraestrutura tecnológica de ponta, profissionais experientes e qualificados e do conhecimento científico, apoiando com isso investimentos em pesquisas aplicadas para o desenvolvimento de novos produtos e processos inovadores necessários ao crescimento do setor industrial.

Em ritmo acelerado, como exige a indústria, os Institutos SENAI são fábricas de ideias e soluções tecnológicas e inovadoras. Desde que começaram a ser implantados no país, em 2013, já entregaram 103 produtos e processos inovadores e executam 220 propostas com um volume movimentado de R$ 326 milhões. A rede de Institutos SENAI de Tecnologia e de Institutos SENAI de

Inovação são peças fundamentais na estratégia de impulsionar a inovação e competitividade industrial no Brasil e, consequentemente, na Paraíba. De acordo com a pesquisa Índice Global de Inovação (IGI), divulgada em junho deste ano, o Brasil ocupa o 69º lugar no ranking de 127 países. Embora tenha muito a melhorar nesse campo, a relação entre investimentos em P&D frente às receitas líquidas de vendas da indústria de transformação no Brasil subiu de 0,75%, em 2008, para 0,85%, em 2014, de acordo com nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada em dezembro do ano passado.

Shares