SESI lança um novo projeto cultural intitulado “Concerto na Indústria”

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Começou nesta quinta-feira, 13, um novo projeto cultural do SESI – intitulado “Concerto na Indústria”.  A ação teve início na empresa TESS, que fica localizada no Distrito Industrial em Campina Grande. Nesta primeira ação do projeto, cerca de 70 trabalhadores da indústria serão contemplados com a apresentação do concerto que acontece em horário de expediente na empresa.

A meta será atender 10 empresas até dezembro deste ano, percorrendo cidades do litoral ao sertão, especialmente aquelas onde estão localizadas as Unidades do SESI.

A proposta é atender aos trabalhadores da indústria através de uma ação didático-pedagógica-cultural. Numa audição musical, como é chamado o concerto que será apresentado nas indústrias, serão observadas características elementares do som (timbre, intensidade, altura, duração), bem como a harmonia, contraponto, forma, afinação e ritmo. Desta forma, a intenção do SESI é dar oportunidade aos trabalhadores de terem acesso aos bens culturais.

O concerto será levado às indústrias por músicos profissionais que apresentarão um repertório eclético, do clássico ao popular, abrangendo vários estilos e ritmos a cada apresentação.

Esta iniciativa será desenvolvida como uma das ações do Projeto “Plano da Memória e Identidade Cultural da Paraíba”, que possui um calendário de ações com o objetivo de apoiar a política de cultura do SESI – Departamento Regional da Paraíba.

O projeto foi elaborado a partir de uma pesquisa de demanda realizada junto às indústrias paraibanas. Com o apoio do Departamento Nacional do SESI, este plano permanente de cultura atenderá trabalhadores, seus dependentes e a comunidade em geral.

Além do Concerto na Indústria, o projeto contempla ainda o SESI Forró do Industriário, SESI Corrida Cultural, Intervenções Teatrais e o SESI Museu Digital de Campina Grande que será inaugurado no mês de outubro deste ano, em ocasião do Aniversário da Cidade.

Shares