Todo empresário já imaginou fazer um benchmarking (uma espécie de avaliação dos concorrentes para saber o que melhorar na própria empresa) com um dos maiores C.E.O’s do mundo. Google, Apple, GE. Imagine fazer isso com o dono das Indústrias Stark, o famoso Tony Stark. Ele acumula funções invejáveis: além de executivo bem-sucedido, é também o Homem de Ferro. Ou melhor, trabalhou e muito para se tornar o Homem de Ferro.
Um dos heróis mais populares nos quadrinhos e no cinema tem muito a ensinar para qualquer empresa. E, se por acaso, o seu negócio precisar de ajuda para colocá-las em prática, não se preocupe. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) sabe direitinho como fazer isso. O IEL conta com programas e diversos serviços que direcionam empresas a lidar melhor com inovação, mudança e relações de mercado, tal qual o Homem de Ferro.
Para você se inspirar, separamos 7 momentos em que o Tony Stark deu um show de empreendedorismo e inovação:
- Quando ele foi o engenheiro das cavernas
No primeiro filme, o Tony sobrevive a um ataque, é capturado por vilões e fica preso em uma caverna. Lá ele resolve inventar sua própria tecnologia e constrói uma armadura, batizada de Mark 1, forte o suficiente para escapar. Agora pense em uma empresa que, nessa crise prologanda do Brasil, acaba criando soluções inovadoras e consegue superar a recessão. É um caso bem-sucedido de gestão de inovação: ter planejamento e atuação conciente para permitir que novas ideias apareçam.
- Quando ele aposta em novas tecnologias
Tony aprendeu a lição e resolveu não esperar o próximo sequestro para apostar em novas tecnologias. Logo, a Mark 1 virou Mark 2, 3 e não parou mais. A cada filme, as armaduras voltavam com mais funcionalidades. Com empresas é a mesma coisa. Não dá para esperar a crise chegar para apostar em mudanças. Por isso, investir em pesquisa, inovação e desenvolvimento garante que a sua empresa esteja sempre um passo à frente. Quer saber mais sobre as tendências de inovação que prometem mudar tudo – ou quase tudo – na sua vida? Conheça o projeto Indústria 2027!
- Quando ele revê os negócios. Paz é muito mais legal que guerra, convenhamos.
A venda de armas ia muito bem para as Indústrias Stark. Mas na hora que Tony percebe o estrago que seus equipamentos causaram, ele anuncia o fim da produção de armamentos e muda completamente a direção dos negócios que herdou do pai. Ele passa a investir em novas tecnologias e em energias renováveis. Pode parecer assustador tentar aplicar isso ao mercado empresarial, mas não custa entender melhor os detalhes de gestão da mudança.
- Quando ele não desiste de um projeto só porque não deu certo na primeira (ou segunda, ou terceira…)
Logo que o gênio, bilionário e filantropo mais querido das telonas saiu da caverna, ele já se dedicou a melhorar sua armadura. E se ele tivesse desistido? Apesar de alguns percalços – alguns carros caríssimos e partes da casa destruídos – ele persistiu. No fim, venceu. Com os negócios, é a mesma coisa. Se um projeto não dá os frutos esperados na primeira vez, vale à pena analisar o que saiu errado e tentar de novo, e de novo e de novo…
- Quando ele não tem medo de grandes desafios
No segundo filme dos Vingadores, o Homem de Ferro enfrenta seu maior desafio, literalmente. O cientista rico precisa enfrentar Hulk, um gigante esmeralda que fica mais forte quanto mais irritado. É claro que ele usa a inteligência e a tecnologia para superar uma tarefa aparentemente impossível. Quando uma empresa se vê em situações como essa, a solução vai surgir com planejamento, pessoas preparadas e gestão sólida. E, claro, um pouco de coragem.
- Quando ele sabe como vender o peixe
Identidade secreta nunca foi uma preocupação de Tony Stark, tanto que no primeiro filme ele mesmo conta tudo para uma plateia de jornalistas. Desde então o Homem de Ferro usa a imagem e o marketing da melhor forma possível, mudando a imagem de vendedor de armas para o vingador mais popular. Com a gestão de uma marca não é diferente: é preciso saber quando e onde se posicionar para que a repercussão seja positiva e para que as pessoas entendam bem a missão e os valores do seu negócio.
- Quando ele tem um Jarvis
Um dos personagens que mais interage com o Homem de Ferro em todos os filmes não é um humano. Em forma de voz tranquila e prestativa, J.A.R.V.I.S é a inteligência artificial que Tony Stark criou para ajudá-lo em todo tipo de tarefa, desde acordar até combater o crime. E os entusiastas dessa tecnologia apostam que, num futuro muito breve, todo mundo terá um J.A.R.V.I.S.