Brasileiro de Niterói, da empresa social “Pontinho de Luz”, é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Niteroiense de Várzea das Moças, o empreendedor Luiz Gabriel Tiago, de 39 anos, teve a vida transformada no início do mês por uma notícia com a qual jamais foi capaz de sonhar: a indicação ao Prêmio Nobel da Paz de 2018. A recomendação é fruto dos sete anos de atuação da “Pontinho de Luz”, sua empresa social, responsável pelo “Treinamento Gentileza”, um programa pago, com 22 horas de duração, dedicado a promover a empatia. Quem passa pela formação tem acesso à Pontinho de Luz, uma rede de solidariedade que conta com 35 mil pessoas, responsáveis por ações sociais realizadas no Brasil e no exterior com os recursos arrecadados por treinamentos e doações.

A iniciativa é inspirada na atuação do Profeta Gentileza. De sua referência, Luiz Gabriel Tiago tirou também um nome profissional: Senhor Gentileza, com o qual é encontrado nas redes sociais. Ele explica que, até 2010, conduzia as pesquisas que resultaram no conteúdo do programa “Treinamento Gentileza” e ministrava palestras, quando se sentiu obrigado a fazer algo mais prático para interferir na realidade.

O tema gentileza sempre esteve muito presente em minha vida, mas era incoerente eu falar tanto nisso e não fazer nada. Pensei em fazer uma ONG, mas isso limitaria minha atuação, porque eu precisaria também de um meio de sobrevivência. Foi quando conheci o conceito de empresa social, que propõe um negócio e faz a roda da solidariedade girar a partir dele. Este tipo de iniciativa ganhou muito impulso em 2005, quando o Prêmio Nobel de Muhammad Yunus reforçou a importância dos negócios sociais. Ainda estou muito surpreso com toda essa repercussão sobre a indicação para o prêmio Nobel. Isto é maior do que qualquer coisa que pude imaginar — afirma.

A recomendação foi antecipada pela coluna Parada Obrigatória, de Christovam de Chevalier.

Texto/Reprodução – oglobo.com

 

Shares