De 12 a 14 de outubro, todos os caminhos à natureza em toda a sua plenitude levam ao Pico do Jabre,

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

De 12 a 14 de outubro, todos os caminhos à natureza em toda a sua plenitude levam ao Pico do Jabre, na Serra do Teixeira, sertão da Paraíba. Nesses dias, a partir de sexta-feira, feriado nacional pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, será realizada a 5ª edição do Passarinhando no Jabre.

O evento foi criado com o intuito de observar variadas espécies de aves, com um maior contato com a natureza, e será promovido na sede do Casarão do Jabre, em Maturéia, no sítio Amparo. Haverá uma série de atividades contemplativas e musicais, conectando todos à Natureza.

De acordo com Dorgival Junior, um dos organizadores, nas edições anteriores, o evento recebeu um número expressivo de turistas, observadores de pássaros, fotógrafos e apreciadores da Natureza ao semiárido paraibano, proporcionando uma experiência única para os adeptos desta modalidade.

Maior símbolo paraibano da Borborema, a Serra do Teixeira fica entre os municípios de Maturéia e Mãe d´Água e atinge o seu ápice no Pico do Jabre. Dorgival atesta que este é o ponto mais alto da Paraíba, com 1.197 metros de altitude, que está a um passo para se tornar Parque Nacional.

Para chegar ao local, aponta Dorgival, não vale a pena ter pressa, pois o percurso apresenta muito para se conhecer. “O trajeto revela a vida no pé da serra, um Sertão com vida silvestre única com áreas propicias a observação de pássaros, por ser um local onde se encontram espécies raras e quase em extinção”, revela.

Desta forma, a atividade Birdwatching atrai cada vez mais turistas para a Região, que se destaca pelo Turismo de Experiência, Trilhas Ecológicas, Produção Local, Cultura & Arte, História, Contos, Saberes e Fazeres Populares.

Dorgival questiona e provoca: Afinal, o que é que o Sertão tem? E se apressa ao responder: “No interior do Estado, tem a caatinga e gente que sobrevive à seca com trabalho e dignidade. É uma Paraíba menos conhecida em que é possível encontrar montanhas e florestas de clima úmido e frio, onde os olhos se perdem no horizonte.”

 

A região fica a 312 quilômetors de João Pessoa, de caminho pelo Sertão que leva até ao Planalto da Borborema, um complexo de montanhas, com 400 quilômetros de extensão e que atravessa quatro Estados do Nordeste (além da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas).

PROGRAMAÇÃO

DIA: 12 DE OUTUBRO – SEXTA FEIRA * FERIADO NACIONAL

6h30 – Saída de João Pessoa com destino ao Casarão do Jabre em Maturéia-PB

10h30 – Visita ao Centro Histórico de Taperoá-PB.

12h00 – Almoço ( não incluso) no Restaurante Casa da Pedra em Taperoa

13h – Parada na Queijeira da Fazenda Carnauba Taperoa

14h30 – Check in no Casarao do Jabre

16h – Por do Sol Musical com Artistas Locais na Pedra do Caboclo

20h – Jantar de boas-vindas no Casarão do Jabre (incluso no pacote); Abertura da Mostra Fotografica Passarinhando no Jabre em quatro Edições, com Dorgival Junior e Dalvanete Dantas;

20h30 – Corujada Noturna com Frederico Sonntag com Stop no Sitio Jabre e Eco Jabre Pousada

22h – Encerramento das Atividades.

 

DIA: 13 DE OUTUBRO DE 2018 – SÁBADO

5h – Café da Manhã Regional no Casarão do Jabre (incluído).

6h30 – Vem Passarinhar no Pico do Jabre – Trilha da Mata e ou Trilha Pavimentada (ao critério pessoal de acordo com a condição física de cada um dos participantes), com Jeferson Bob (CE) e Fred Sonntag (PB) * Guias de Birdwatching e condutores Locais.

10h – Retorno ao Casarão do Jabre

12h – Almoço Regional no Casarão do Jabre (incluído)

15h – Oficina com Argila “Aves da Caatinga” – Com Tertuliano Pereira (RN)

17h – Momento Parque Nacional do Jabre * Aves do Jabre com Erich Mariano (UFCG)

20h – Jantar e Passarau * Vinícius Gregório (PE) e Convidados

23h – Encerramento das Atividades

 

DIA: 14 DE OUTUBRO – DOMINGO

5h – Passarinhada no Sitio Aliança

7h – Café da Manhã Regional (incluído) e Atividade: “Fabrica de Abelhas” com Ezequiel Macedo (RN)

8h30 – Butterfly watching * com Solange Kerpel.UFCG

9h – Finalização da Oficina de Argila Aves da Caatinga com Entrega de Certificados.

12h – Almoço Regional no Casarão do Jabre ( incluso)

13h – Check out do Grupo

17h – Chegada prevista em João Pessoa.

Shares