A Paraíba receberá entra na rota do maior festival de teatro de bonecos do Brasil – SESI Bonecos do Mundo

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Os paraibanos terão a oportunidade de participar do maior festival de teatro de bonecos do Brasil, e um dos mais importantes do planeta. No período de 13 a 18 de novembro, o SESI Bonecos do Mundo chega a João Pessoa, com a turnê 2018.

Da terça-feira, 13, até a quinta-feira, 15, os bonecos ocuparão o Theatro Santa Roza. No fim de semana, o público acompanhará uma exposição no Parque Sólon Lucena. Nesta edição, estarão em cena mais de 150 artistas de diversas nacionalidades que farão um total de mais de 30 apresentações, que contarão com companhias dos Estados Unidos, Rússia, República Tcheca, Espanha, Argentina, Itália, Chile, Peru e Brasil, que está representado por companhias de oito estados.

Em cada apresentação, o público acompanhará várias técnicas numa viagem que vai do tradicional mamulengo nordestino, passando pela manipulação com fios e varas, até apresentações nas quais os personagens são partes do próprio corpo dos artistas. O projeto tem o patrocínio do SESI, dentro da proposta da instituição em promover ações culturais de qualidade para o trabalhador da indústria. Tudo de graça, com áudio descrição e tradução para libras.

Durante a programação acontecerão ainda duas oficinas gratuitas de teatro. Uma sobre Confecção, Composição Cênica e Dramaturgia de Animação, com Marcos Ribas do Rio de Janeiro, de 12 a 16/11, no Teatro Armando Monteiro Neto, das 9h às 13h. E outra sobre Drama com o Corpo, que será realizada por Hugo Suarez e Inês Pasic, na mesma data e local, no horário das 14h às 18h.

Além das apresentações e das oficinas, o público também poderá contemplar uma exposição com quase 300 bonecos. Boa parte deles do acervo de Magda Modesto, umas das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema. Também estarão expostas verdadeiras relíquias cedidas por mestres mamulengueiros. A mostra celebra a condição do mamulengo como patrimônio imaterial da cultura brasileira, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2015.

RELEITURAS – Uma peculiaridade desta edição de 2018 é que o público poderá prestigiar algumas releituras bem peculiares de grandes clássicos da música e da literatura. O primeiro exemplo é o espetáculo Alice Live, da banda mineira Pato Fu e do grupo Giramundo, também de Minas Gerais. A peça é uma releitura de “Alice no País das Maravilhas”, de  Lewis Carroll. Outro clássico que estará em cena é “Aladim”, que será encenado pelos tchecos The Forman Brothers’ Theatre. Ainda nessa linha, os russos do Teatro Tenj & Puppentheaterkunstschutzverein trazem a sua visão da Ópera Carmen, do compositor francês Georges Bizet.

Integram a grade artística do festival a companhia Jordi Bertran, da Espanha, que mostrará sua Antologia Poética.  Da Argentina, vem a Bululu Teatro, com o espetáculo “A Velha”. Duas companhias italianas estão no SESI Bonecos: Cia Dromosofista, com o espetáculo “Historietas de um Abraço”; e Giovago & Rondella, com “ Quadri”. Do Chile vem David Juazola, que mostrará “O Jogo do Tempo”. Hugo e Ines, do Peru, encantam o público com uma apresentação em que partes do corpo dos atores/manipuladores se transformam em personagens independentes. A companhia norte americana The Huber Marionettes traz todo o clima da Broadway para o festival. A lista de brasileiros inclui os mineiros do Pato Fu e Giramundo, as companhias Mosaico Cultural (RS), Caixa de Imagens, Trucks, Pia Fraus (SP) e Cia Artesanal de Teatro (RJ). Mestres mamulengeiros vindos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Pernambuco, do Distrito Federal e do Ceará complementam a trupe.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5352.

 

 

Shares