História de Campina – episódios inéditos no Campina na Escola

Publicado em Categorias Destaques, Últimas


 

A História de Campina Grande foi destaque na grade cultural do programa Campina na Escola no último domingo, 17 de outubro. Documentários e curtas metragens contaram a história da cidade, que completou 157 anos de emancipação política no dia 11 de outubro.

A curadoria dos filmes selecionou as principais obras que contam a história de Campina Grande, que se diferenciam pela diversidade de temas,  como detalha a coordenadora de Educação Patrimonial, Giovanna Aquino, mesmo com a diversidade de conteúdos,  “Quem assistiu prendeu mais sobre as reformas urbanísticas, de Verniaud Wanderley. As edificações de valor histórico e cultural estão na programação, a exemplo do documentário produzido para o aniversário de 40 anos do Teatro Municipal Severino Cabral, Memórias de um Grande Hotel”, explica. 

Outras obras produzidas por campinenses também foram exibidas aos telespectadores. “O Patrimônio Cultural de Campina Grande, dirigido e produzido pelo cineasta, jornalista e professor universitário Rômulo Azevedo foi o destaque deste domingo, pois reúne elementos da História de Campina Grande, fazendo retrospectiva desde a origem da aldeia e povoamento à histórica Feira Central como ‘museu vivo das tradições culturais no Nordeste’. Praças, parques,  monumentos e açudes também estão presentes no documentário  histórico cultural, Parque do Povo, local que sedia as festas populares São João e Micarande”, detalha Giovanna. 

A programação reuniu também os bens culturais de natureza imaterial como o ofício dos quadrilheiros durante o Maior São João do Mundo e diversas referências artísticas como literatura, cordel, repente, entre outros.  

Shares