Presidente da FIEP formaliza acordo de Cooperação com TRT-PB

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

10 DE MARÇO DE 2023

No último dia 2 de março, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco de Assis Benevides Gadelha, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT 13), desembargador Thiago de Oliveira Andrade, assinaram um termo de cooperação para que o SENAI da Paraíba desenvolva ações de divulgação e matrículas de cursos, no Centro Integrado da Justiça Social – CIJUS, que será implantado na sede do Tribunal em João Pessoa.

O CIJUS deverá iniciar suas atividades no segundo semestre de 2023 e contará com um grupo de parceiros para entrar em funcionamento.

Durante a formalização do acordo de cooperação, o Presidente do TRT 13 apresentou a Francisco Gadelha um programa de empregabilidade com foco na inclusão e diversidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa será executada na Paraíba, envolvendo pessoas físicas e jurídicas parceiras, como o SENAI.

O Programa “Empregabilidade na Diversidade” do TRT 13 será dividido em três etapas. A primeira contemplará a mobilização de parceiros institucionais, bem como a produção de documentos, materiais didáticos, peças publicitárias, inscrição e seleção dos cursistas.

A segunda consistirá na execução de ações de acolhimento, cursos técnicos para formação profissional, encaminhamentos às empresas e acompanhamento do processo de empregabilidade. É nesse momento em que a parceria com o SENAI será mais atuante, por meio da promoção de cursos de interesse do mercado de trabalho paraibano.

A etapa final, por sua vez, será caracterizada pelo acompanhamento das instituições parceiras e das trajetórias dos assistidos pelo programa. Nessa fase, também será realizada a avaliação dos processos e a divulgação de seus resultados à sociedade.

Como forma de destacar boas práticas de diversidade e inclusão voltadas para grupos em situação de  vulnerabilidade social, o Tribunal do Trabalho também concederá o selo Diversidade e Inclusão Social a pessoas físicas e jurídicas que  reconhecidamente desenvolverem ações nesse sentido.

Com a iniciativa, o TRT 13 busca estimular a implementação de programas de diversidade nas empresas, com a contratação e inclusão de pessoas diversas, com destaque para  seguintes recortes: pessoas pertencentes a grupo étnico-racial, pessoas LGBTQIAI+, pessoas com deficiência (PCD), pessoas em situação de rua, mulheres, reeducandos, indígenas, quilombolas, ciganos, entre outros. O selo terá edições anuais.

Shares