Zabumba Lá 2023 celebrará os 40 anos d’O Maior São João do Mundo

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizará a terceira edição do ‘Zabumba Lá’ que, neste ano, celebrará a história dos 40 anos d’O Maior São João do Mundo, com diversos nomes do cenário da cultura popular que serão homenageados ao longo de quatro programas que acontecerão nos dias 11, 18, 25 e 31 de maio, no Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 19h30.

Na edição 2023, além dos grandes nomes que deram voz ao Maior São João do Mundo, a exemplo dos apresentadores Massilon Gonzaga, Abílio José, Cléber Oliveira, Evilásio Junqueira, dentre outros, os artistas Capilé, “Clã Calixto” (família Calixto), Amazan e Elba Ramalho terão suas histórias contadas e enaltecidas dentro da perspectiva dos festejos juninos da Cidade Rainha da Borborema.

De acordo com a secretária de cultura, Giseli Sampaio, o objetivo do ‘Zabumba Lá’ é respeitar e preservar a cultura nordestina, especialmente o forró, que é uma das principais expressões da região. “Em mais esta edição, nós seguiremos homenageando os artistas que fizeram e ainda fazem história no São João de Campina Grande, destacando a força da cultura popular e o sentimento de pertencimento à trajetória não só destes artistas, mas também da nossa cidade”, destacou.

Esses artistas, cada um dentro da sua atuação, foram primordiais para tornar o Maior São João do Mundo um evento único e especial, que atrai milhares de pessoas todos os anos. Suas histórias serão contadas através de depoimentos dos próprios artistas, de familiares e de outros nomes importantes da música nacional, reforçando a importância do São João de Campina Grande como o maior e mais tradicional festejo junino do Brasil.

Junto a isso, o Zabumba Lá abre o calendário junino da cidade Rainha da Borborema e, além do caráter memorialista e documental, que é direcionado pela Profª Dra. Goretti Sampaio, também recebe apresentações de dança e música reafirmando o palco do Teatro Municipal como mais um dos grandes polos culturais d’O Maior São João do Mundo. Esta edição acontece mais uma vez com a parceria cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult), bem como da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne).

Edições anteriores

Na edição 2021 do Zabumba Lá, que aconteceu de forma exclusivamente remota devido à ocorrência da pandemia da covid-19, além do comunicador Joacir Oliveira “O Cabeção”, também homenageou Zé Bezerra, Zé Lagoa e Seu Vavá, que dão nome às palhoças do Parque do Povo. A homenagem representou uma forma de reconhecer a importância da contribuição deles para a cultura da região, e também exaltar a memória e a história de suas obras. Com a primeira edição, o Zabumba Lá mostrou que, mesmo em meio à pandemia, é possível manter viva a tradição e a identidade cultural do povo nordestino.

Na edição de 2022, foi prestada uma homenagem especial aos artistas que dedicaram suas vidas à cultura nordestina. Quatro nomes foram homenageados: Biliu de Campina, que é um dos maiores compositores de forró da região. Marinês, conhecida como a Rainha do Xaxado, outra figura importante da música nordestina, tendo gravado mais de 50 discos ao longo de sua carreira. Parafuso, fundador dos 3 do Nordeste, que foi um dos principais responsáveis por popularizar o forró. E por fim, Diomedes, “O Dedo de Ouro”, que tinha uma habilidade única na sanfona, sendo um dos grandes defensores da cultura nordestina.

Shares