FIEP vai realizar três capacitações sobre comércio exterior em maio

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Seguindo o cronograma de ações para estimular a internacionalização das empresas paraibanas, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, através do Centro Internacional de Negócios, realiza, durante o mês de maio, três capacitações sobre comércio exterior.

Para garantir um controle sobre a produção, a comercialização, a importação e a exportação dos produtos de uma empresa, a classificação fiscal de mercadorias é um processo fundamental para o funcionamento do sistema tributário. Através da classificação, a empresa identifica, precifica e detalha todos os produtos utilizados e produzidos, auxiliando na praticidade empresarial nas obrigações fiscais. 

O primeiro curso acontece nos dias 10 e 11 de maio, com o tema “Classificação Fiscal de Mercadorias” e tem como objetivo fornecer os conhecimentos teóricos e práticos sobre a classificação fiscal, além de desenvolver habilidades e competências necessárias para o desempenho de atividades do comércio exterior. Quem conduz a capacitação é Fábio Verruck, professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, nas áreas de administração e negócios internacionais. Além disso, Fábio é coordenador de desenvolvimento de novos negócios na agência de inovação UCS iNOVA

Já nos dias 17 e 18, será realizada a segunda capacitação, sobre “Despacho Aduaneiro na Importação e Exportação”, com foco na demonstração dos passos importantes dos processos no comércio exterior, abordando as documentações necessárias, além de questões tributárias e de logística. O curso será ministrado pelo especialista em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, Bruno Breda. 

A terceira capacitação realizada pelo CIN no mês de maio, acontece nos dias 24 e 25, com o tema “Acordos Comerciais: Mercosul e Aladi”, para proporcionar uma visão geral e prática dos principais aspectos relacionados a acordos comerciais destinados à redução de impostos e cooperação econômica. A capacitação será por Patrícia Borghetti, graduada em Administração de Empresas – Comércio Exterior, e que atua na área comercial e de exportação há mais de 25 anos.

Para mais informações entrar em contato o CIN Paraíba através do e-mail areainternacional@fiepb.org.br ou do telefone (83) 99984-7610.

Shares