21ª Semana Nacional de Museus terá programação especial em Campina Grande

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

A 21ª Semana Nacional de Museus começou hoje e, mais uma vez, o Museu Histórico de Campina Grande (MHCG) integrará o circuito. Com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a semana acontece até o dia 21 de maio, com uma programação voltada, principalmente, para crianças do ensino básico. A exposição temporária “Os Afetos da Rainha”, contudo, estará disponível para visitação no MHCG durante todo o mês de maio. 

O tema escolhido para a 21ª Semana Nacional de Museus foi “Sustentabilidade e bem estar”, e foi proposto, como ocorre anualmente, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), considerando o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.  “Sustentabilidade e bem estar” visa, segundo Angelo Rafael, diretor dos Museus de Campina Grande, enfatizar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

O Museu Histórico

O Museu Histórico de Campina Grande, que é gerido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult), já recebeu cerca de 800 visitantes desde o início do ano até o momento. O acervo conta com um passeio na perspectiva de uma metáfora entre A Rainha da Borborema, A Villa Nova da Rainha e Dona Maria I, de Portugal, passando por aspectos fragmentados da história de Campina Grande.

A exposição “Os Afetos da Rainha”será suspensa no final de maio, dando espaço, já na primeira semana de junho para a volta da sua exposição permanente do Acervo Histórico, concomitante com as festividades d’O Maior São João do Mundo – Edição 40 anos. O horário de visitação, neste período, será de terça a sábado, das 8h às 16h.

Shares