Projeto da Escola SESI da Paraíba é finalista do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Um projeto desenvolvido por alunas da 3ª série do Ensino Médio da Escola SESI Prata, em Campina Grande é finalista da etapa Nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2023, e está entre os cinco trabalhos classificados nesta etapa, concorrendo com propostas de todo o Brasil.

A entrega do Prêmio será realizada durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES – o maior evento de saneamento ambiental e meio ambiente do país, que acontecerá em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 21 a 24 de maio. 

O vencedor da competição, que será conhecido durante o Congresso, representará o Brasil na final internacional do Stockholm Junior Water Prize, realizada durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, em Estocolmo, na Suécia.

O Projeto “M-PLASFIL: Desenvolvimento de membrana para microfiltração e retenção de microplásticos” foi desenvolvido no laboratório de Iniciação Científica – LIC da Escola SESI, e no LabNOV – Laboratório de novos Materiais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, com o apoio da Profª Dra. Meiry Gláucia Freire Rodrigues. 

A pesquisa desenvolvida pelas alunas Maria Gabrielly Félix de Siqueira e Maria Luiza Souza Dantas e Maria Helena Dantas de Lima contou com a orientação dos professores a Dra. Fabiana de Medeiros, e o Me. Eduardo Adelino Ferreira.

Neste fim de semana, a equipe viajará para Belo Horizonte com todas as despesas custeadas pela organização do evento.

O trabalho consiste numa membrana de microfiltração capaz de reter microplásticos presentes nas águas. Como matéria-prima a equipe utilizou a argila montmorilonita chocolate B, comumente encontrada na Paraíba e agentes porogênicos alternativos. Baseando-se na ODS 6 (Água potável e Saneamento), a membrana deste projeto irá viabilizar água potável e saneamento promovendo o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades.

Além do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, o projeto já foi premiado em várias feiras e eventos científicos, como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia –FEBRACE, o Programa de Inovação Educação Conectada – PIEC do Ministério da Educação, na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC, na Feira Brasileira de Jovens Cientistas – FBJC e na Fundação para Inovações Tecnológicas – FITEC.

Sobre o Stockholm Junior Water Prize

O Stockholm Junior Water Prize é uma competição promovida pelo Stockolm International Water Institute (SIWI) desde 1997. Ela consiste de duas etapas: a etapa nacional, realizada simultaneamente em cada país credenciado como organizador, e a etapa internacional, a se realizar em Estocolmo, sob responsabilidade do SIWI. A etapa internacional congregará os vencedores das etapas nacionais.

Informações adicionais sobre a Escola SESI da Paraíba, podem ser obtidas através do link: http://escolasesipb.com.br/ 

Shares