Zabumba Lá 2023 vai homenagear o sanfoneiro Amazan no Teatro Municipal

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

O penúltimo programa da 3ª edição do Zabumba Lá exaltará a história do sanfoneiro Amazan, com diversas apresentações culturais, nesta quinta-feira, 23, a partir das 19h, no palco do Teatro Municipal Severino Cabral. Além de todo o caráter memorialista, o espetáculo contará com os shows de Ton Oliveira, Fabiano Guimarães, Luizinho Calixto, Joselio Camelo, bem como a participação da quadrilha junina Escurrega Mai Num Cai e do grupo Tropeiros da Borborema, que neste ano celebra 41 anos de trajetória. 

Além dos diversos depoimentos e homenagens a Amazan que acontecerão no palco, o hall do Municipal também receberá o público com uma exposição com fotos e elementos históricos da vida do sanfoneiro.  Junto a isso, dentro da perspectiva dos 40 d’O Maior São João do Mundo, a noite celebrativa contará com a presença do apresentador Cléber Oliveira, que desde 2013 dá voz ao Parque do Povo, sendo um dos grandes ícones do São João de Campina Grande.

A terceira edição do Zabumba Lá conta com a correalização da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult) e da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne). O evento conta com a transmissão da TV Nordestina, tem a parceria cultural da Affins Produções, Tábua de Carne, Cativa, Picanha 200, Silveira Som, Urca Grill, Restaurante Lombada do Alemão, Imperial Pizza e Studio Night, além de integrar a programação cultural do 18º Folkcom.

Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados previamente via Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/zabumba-la/1985986), ou minutos antes do evento no próprio Teatro. Aos que não conseguirem ir presencialmente, a TV Nordestina disponibilizou o link da transmissão em: https://www.youtube.com/live/XqAgUutL4gg?feature=share.

Amazan, filho de Campina Grande

José Amazan Silva nasceu em Campina Grande, em 5 de outubro de 1963. Foi criado em Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, onde viveu até os 19 anos, quando voltou para Campina Grande. Desde criança, o sanfoneiro e poeta Amazan já apreciava a poesia e a música nordestina e foi no início da adolescência que começou a dar os primeiros acordes na sanfona.

Por volta de 1984, o artista conheceu o Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema e, a convite do diretor Gerson Brito, passou a ser o tocador oficial do grupo, onde teve a oportunidade de mostrar a sua arte em vários estados brasileiros e até em turnês internacionais. Em 1989, já em carreira solo, Amazan grava o primeiro LP, ’Naturalmente’. A carreira de Amazan conta com mais de 30 discos, três dvds, um dvd com poesias e três livros.

Amazan se tornou um dos grandes nomes do cenário nacional, por toda a sua devoção à cultura popular nordestina. A autenticidade do forrozeiro abriu portas para que outros nomes perpetuassem a força da arte do Nordeste, seja através da sanfona, do canto ou da poesia.

Shares