FIEP divulga ações realizadas em maio numa alusão ao mês da Indústria

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Dia 25 de maio é celebrado o Dia da Indústria. Uma data importante que enaltece um dos principais setores da economia, responsável pelo desenvolvimento, geração de emprego e renda, transformação e consumo. 

Na Paraíba, a indústria é responsável pela geração de mais de 120 mil empregos formais (segundo dados da RAIS 2021), e o Sistema FIEP, SESI, SENAI e IEL contribui para o fortalecimento de diferentes segmentos industriais que, juntos, geram emprego e renda na Paraíba.

Nesse mês, o Sistema realizou importantes ações para a Indústria.  Entre elas: 

1. Incentivo as exportações no estado através de cursos e capacitações realizadas pelo Centro Internacional de Negócios – CIN. 

2. Articulação junto à bancada paraibana em favor da indústria no PL 1153/22 que tem como relator o deputado Hugo Motta (REP/PB).

3. Articulação em favor da indústria junto à senadora Daniella Ribeiro relatora da MP 1147/23. 

4. O SESI promoveu no primeiro dia do mês ações junto aos trabalhadores da indústria em comemoração ao dia do trabalho.

5. Em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, o SESI/PB lançou uma cartilha eletrônica com informações e orientações nutricionais, uma proposta inovadora de educação e orientação para os trabalhadores da indústria. Com esse propósito, a cartilha foi lançada na unidade da empresa Alpargatas em Campina Grande. 

6. O SESI/PB participou de uma reunião sobre o Ecossistema de Inovação de Campina Grande para discutir sobre a atuação do Hub de Inovação que contará com a participação de instituições públicas e privadas, e universidades. 

7. O SESI lançou este mês uma plataforma que financia desenvolvimento de produtos, processos e serviços para a indústria. É uma ferramenta inovadora que deverá contribuir para o aumento da produtividade e competitividade da indústria paraibana e nacional. 

8. Na área de educação, o SESI atendeu 11 indústrias através do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

9. A Escola SESI, referência no ensino fundamental e médio, teve ações importantes durante este mês de maio. Um dos projetos da escola foi finalista no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo; 260 alunos foram selecionados para participar da Certificação Internacional da Microsoft; 150 profissionais participaram da formação em Educação Maker. Além da participação de duas equipes de Robótica, no Festival Internacional de Robótica. 

10. O SENAI/PB, apoiou empresas paraibanas no processo de inscrições no Prêmio Nacional de Inovação. 

11. A Startup Tooday teve seu projeto aprovado pela plataforma de inovação e garantiu a participação no Congresso Nacional de Tecnologias Educacionais. 

12. O SENAI firmou uma parceria com a prefeitura municipal de João Pessoa para execução de um projeto social que vai beneficiar mulheres do Complexo Beira Rio, na capital. Através do projeto Cidadã, o Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal do SENAI, localizado em Bayeux, vai oferecer cursos na área de Construção Civil para as mulheres da comunidade. Serão oferecidas 400 vagas prioritárias em seis cursos distintos:  Pedreira de Reforma Geral, Instaladora hidráulica, pintora de obras imobiliárias, eletricista instaladora predial e técnicas de aplicação em gesso. 

13. O SENAI lançou a 3ª Edição do Programa de Pré-Aceleração de Startups, o HUB Paraíba. Esta edição terá apenas uma fase, e as propostas inovadoras que estiverem com a prova de conceito validada do projeto, poderá de forma simultânea com a fase de mentoria, prototipar o projeto. No total serão contempladas 20 startups.

14. O IEL/PB atendeu no mês da indústria mais de 1400 jovens aprendizes e abriu mais de 100 vagas de estágio. 

15. IEL/PB lançou o Programa “Eu Futuro” com a finalidade de realizar um autodiagnostico e mentoria nas empresas para avaliar o nível de contentamento dos empresários com suas vidas e seus empreendimentos.

16. IEL/PB abre 119 vagas de estágio. 

17. IEL lança plataforma que beneficiará estudantes e empresas durante os processos seletivos. 

É um Sistema que transforma a Paraíba, promovendo o desenvolvimento do estado, através da educação profissional, da tecnologia e inovação, e de ações de saúde e bem-estar, que impactam positivamente na melhoria de vida das pessoas.

Shares