Projeto de Automação da Faculdade SENAI da PB é selecionado entre os melhores do país em competição da Mitsubishi

Publicado em Categorias Últimas

Um projeto desenvolvido por alunos e professores da Faculdade SENAI da Paraíba foi selecionado entre os 10 melhores das 150 instituições de ensino superior do Brasil, que estão participando da 1ª edição da MECA (Mission, Execution, Communication & Achievement) 2023, evento promovido pela Mitsubishi.

O projeto “Sistema de Segurança para trânsito de pessoas em ambiente industrial” será desenvolvido por alunos do curso superior de Automação Industrial da Faculdade. E consiste no uso de câmeras utilizando inteligência artificial para detecção de pessoas e fazendo o bloqueio do trânsito de colaboradores em locais de risco, onde máquinas transportadoras estão operando. Sistema de grande importância, pois em muitas situações o trabalhador tem dificuldades visuais e sonoras para identificar situações de risco em ambientes industriais.

A proposta foi desenvolvida pelo professor Geovani Bastos Vanderley junto com os alunos Tenison Freire de Lima, Lyesse de Souza Faria e Victor Gaudencio da Costa e contou ainda com a supervisão do professor Edvanilson Santos de Oliveira.

No próximo mês de outubro, a equipe participará da etapa final da competição, em São Paulo, onde vai concorrer a um manipulador robótico industrial de última geração que irá ser disponilizado para a instituição, além de computadores novos para cada um dos integrantes da equipe.

“É de uma importância muito grande esta notícia, pois além da faculdade estar recebendo um equipamento de automação de última geração fornecido pela Mitsubishi, professores e alunos terão a oportunidade de trabalhar em um projeto grandioso e ambicioso em automação industrial, gerando inúmeros benefícios em termos de conhecimentos técnicos e benefícios para a sociedade, meio ambiente e produção industrial” ressaltou o professor Geovani Bastos Vanderley.

Essas iniciativas permitem ao SENAI fortalecer suas conexões com o mercado e entender as necessidades dos setores industriais. Além de consolidar a capacidade da instituição em oferecer soluções alinhadas às demandas atuais e futuras da indústria.

Além da Faculdade, o Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, do SENAI, em João Pessoa também foi convidado para a competição chegando a se classificar na etapa estadual, com o desenvolvimento de um sistema para monitoramento e correção de fator de potência em tempo real em uma indústria.

A MECA consiste numa competição entre instituições de ensino superior e técnico das áreas de Engenharia, Automação Industrial e correlatas, na qual equipes de estudantes participam através de projetos com aplicações criativas e inovadoras utilizando os produtos da companhia em seu funcionamento.

Nesta primeira edição no Brasil, a competição conta apenas com a participação de instituições de ensino convidadas, que desenvolverão um projeto sob o tema ‘Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil’.

Shares