Biliu de Campina é imortalizado com estátua na Vila Sítio São João

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Severino Xavier de Souza, advogado, cantor, compositor, legítimo forrozeiro. Falando assim, provavelmente pouca gente vai saber de quem se trata, já que desde muito cedo, o mestre guardião da nossa cultura ficou conhecido não só aqui, mas Brasil afora, como Biliu de Campina. Aos 74 anos, o artista que carrega no nome, a cidade d’O Maior São João do Mundo, foi homenageado neste domingo (25), na Vila Sítio São João, durante solenidade de inauguração oficial de sua estátua, em tamanho natural, que o imortaliza em vida e perpetua seu legado para cultura nordestina.

Houve também show do auto intitulado “Maior carrêgo de Campina Grande”, que ainda preserva a irreverência e o humor tão característicos de sua carreira. Um espetáculo que contou com a participação de outros artistas e foi coroado pelo grande público presente, que fez coro em todas as músicas apresentadas. Além da apresentação, aconteceu o lançamento do livro “Traquinagens liberadas de Biliu de Campina”, de autoria do escritor e pesquisador Noaldo Ribeiro. “Sobre este símbolo, acho que tudo isso que a gene tá fazendo é muito pouco para o que Biliu de Campina representa, não só para Campina como para o país e até pra fora”, disse Noaldo.

Para o presidente da Academia de Letras de Campina Grande (ALCG), Thelio Farias, autor do prefácio da obra de Noaldo, Biliu é Campina Grande. “Biliu é nosso forró, nossa cultura, nossa tradição, então este livro traz exatamente causos de Biliu, não é uma biografia tradicional, mas anota o traço mais relevante de Biliu, que é a irreverência, o bom humor. Então como eu disse no prefácio, se Erasmo é de Roterdam, Tales é de Mileto, Leonardo é de Da Vinci, Biliu é de Campina. Viva Biliu!”, acrescentou.

O idealizador da Vila Sítio São João, João Dantas, também destacou a importância do imortal para nossa cultuara. “De tantos outros nomes que fizeram da música nordestina o que há de melhor, Biliu é Campina Grande, mas não só Campina Grande, é Brasil, pelo seu talento, pela sua história, o que representa para a cultura nordestina, ele é a grandeza do tamanho que é Campina Grande, por isso que ele está aqui ao lado da sua própria imagem, que será perpetuada para a história de Campina Grande, o presento e o futuro”, declarou. Informações do site Paraíba 21

Shares