Na última quarta-feira, 13, o Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Estado da Paraíba – Sindbebidas-PB, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, realizou um evento na Casa FIEP, em João Pessoa, em comemoração ao Dia Nacional da Cachaça.
Na ocasião, estiveram presentes membros da diretoria da FIEP, o presidente do Sindbebidas-PB, Múcio Fernandes, o presidente da Associação Paraibana dos Engenhos de Cana-de-Açúcar – Aspeca, André Amaral Filho, o conselheiro fiscal da Aspeca e produtor da cachaça Gregório, Ricardo Lemos, o conselheiro administrativo da Aspeca e produtor da Cachaça Nobre, Murilo Coelho, o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, e o suplente de senador, André Amaral, e o acadêmico e autor da lei que tornou a cachaça um bem imaterial e cultural do estado, Carlos Batinga, além de produtores de cachaças paraibanas.
O evento teve apoio da Aspeca, dos Bartenders Associados da Paraíba – BartPB, da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia – APCA, do Sebrae/PB e das cachaçarias paraibanas.
A bebida – A cachaça é um dos destilados mais consumidos do mundo, e na Paraíba o produto se tornou um bem cultural, atrelado a história e a identidade do estado. Além da importância histórica e econômica, a cachaça também é protagonista do turismo, já que os engenhos hoje apostam na visitação como incremento na região.
Pinga, birita, goró, aguardante ou cana, são alguns dos nomes pelos quais a bebida ficou popularmente conhecida ao ganhar espaço em todo o país.