Após 20 anos, finalmente o Cine Capitólio de Campina Grande será restaurando

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Cine Capitólio de Campina Grande, passará por uma requalificação, após mais de duas décadas sem uso. A Ordem de Serviço para a obra foi assinada na última terça-feira (16).

O Cine Capitólio foi inaugurado em 20 de novembro de 1934 e durante anos foi um dos maiores cinemas da Paraíba. O local contava com cerca de mil assentos para espectadores e recebia diversas programações culturais.

No ano de 1999 o local parou de exibir filmes na sala de cinema tradicional, que foi transformada no cine-pornô da cidade. Já em 2000, o prédio do Cine Capitólio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP).

Por conta do risco de desabamento, o prédio foi condenado tanto pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e pela Guarda Civil. Em 2022, a Prefeitura de Campina Grande iniciou o debate sobre a requalificação do prédio, junto ao Iphaep.

Capitólio da Educação

Com a requalificação, o Cine Capitólio se tornará “Capitólio da Educação”. De acordo com a prefeitura, o lugar deve oferecer atividades artísticas, culturais e educacionais, destinadas aos estudantes da cidade.

O projeto foi aprovado pelo Iphaep e, segundo a prefeitura, atende às normas de conservação do patrimônio. Reuniões foram realizadas pelos órgãos responsáveis em conjunto até chegar na etapa de assinatura da ordem de serviço.

Estrutura do Cine da Educação

Conforme o projeto, o térreo do prédio deve englobar saguão de entrada, praça de alimentação, bateria sanitária, elevador, apoio para funcionários, cantina, bilheteria, sala do financeiro, sala de projeção, sala de espetáculos, coxia, camarim e sala de estar.

Já no primeiro andar, o Cine terá sala multiuso, bateria sanitária, elevador, secretaria, sala multiuso, recepção, salas de estudos coletivos, acervo, sala de estudos individuais e dispensa.

Infomações G1 Paraíba

Shares