SESI/SENAI da Paraíba participam da 1ª Jornada Multiprofissional de Inovação em Saúde do HUAC

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

Nesta segunda-feira, 18, representantes do SESI e SENAI da Paraíba participaram da 1ª Jornada Multiprofissional de Inovação em Saúde, realizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC.

A proposta do evento é fortalecer a cultura da inovação no âmbito institucional, e além do do SESI e do SENAI participaram da Jornada, atores do ecossistema de inovação de Campina Grande, a exemplo, do Governo do Estado, que foi representado pelo secretário Executivo de Inovação, André Ribeiro, membros do CITTA, Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde – NUTES da UEPB, Parque Tecnológico, Baião de Três e Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

A gerente de Ensino e Pesquisa do HUAC, Dra. Patrícia Spara Gadelha, ressaltou a importância de se discutir o tema Inovação, num ambiente hospitalar. 

“Abordar a temática inovação em âmbito hospitalar evidencia a relevância de compreendermos a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa, extensão e inovação no serviço do SUS e as reais necessidades da população, fortalecendo assim a cultura de inovação. ”, pontuou.

O Gerente Executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI PB, Wagner Porto, disse que o evento é uma forma de fortalecer a inovação na área de saúde, dando mais qualidade aos serviços oferecidos.

“Momentos como estes são de fundamental importância para impulsionar avanços significativos no setor da saúde, melhorando a qualidade, eficiência e acessibilidade dos serviços, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar das comunidades atendidas pelo hospital, logo temos que estar perto deste público de pesquisadores e alunado sempre incentivando e abrindo caminhos para novos horizontes”, disse Wagner Porto.

Para o Coordenador de Negócios e Inovação do SESI PB, Carlos Rueda o evento proporcionou a discussão dos desafios que o ecossistema enfrenta e evidenciou soluções criativas e estratégias de fomento a inovação.

“Desafios como a fragmentação, falta de interação e comunicação efetiva entre os atores do Ecossistema de Inovação, e a dificuldade de acesso a financiamento e uma cultura de inovação pouco difundida, podem impactar o desenvolvimento e o crescimento do ecossistema. Por outro lado, oportunidades como esta Jornada realizada pelo HUAC nos ajuda a propor soluções criativas e estratégias colaborativas, algo que impacta positivamente não apenas à saúde, mas todos os setores da cidade de Campina Grande. ”

Shares