A Associação Casa Clarice Lispector recebe, da Santa Casa de Misericórdia do Recife (SCMR), o imóvel onde viveu a escritora, considerada um ícone da literatura. Será assinado pelo presidente da ACCL um contrato de comodato de 25 anos com a Santa Casa, para criação do Museu Clarice Lispector.
A homenagem é única no Brasil, e tem como meta recuperar os valores atribuídos à cultura literária promovida por Clarice. “Hoje é o ponto de partida para o início dos projetos”, declarou o presidente da associação, o médico Moisés Wolfenson, em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco.
Localizado na Praça Maciel Pinheiro, número 387, na Boa Vista, na área central da cidade, o sobrado, que atualmente pertence a SCMR, foi o primeiro endereço de Clarice e de sua família na capital pernambucana.
Ucraniana, a escritora nasceu em 1920 e chegou a Pernambuco dois anos depois. Ela se tornou cidadã pernambucana e é reconhecida internacionalmente como uma das mulheres mais importantes na literatura local e universal. Em suas obras, declarou seu amor pelo Recife.