ALPB concede cidadania paraibana à médica Annelise Meneguesso

Publicado em Categorias Destaques, Últimas

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessa solene, na tarde desta segunda-feira (19), proposta pelo deputado Sargento Rui, para outorga do Título de Cidadã Paraibana à médica Annelise Mota de Alencar Meneguesso, de autoria do ex-deputado estadual Cabo Gilberto Silva. O evento aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz” e reuniu agentes públicos, representantes de entidades médicas, parentes e amigos da homenageada.

A homenagem foi proposta pelo ex-deputado estadual Cabo Gilberto, que ressaltou que a luta da médica na promoção da saúde “vai além do compromisso profissional”. “Muitos dedicam a essa missão uma vida inteira. É o exemplo do Dra. Annelise Mota de Alencar Meneguesso, que trabalha há 15 anos no SUS, conhecendo a fundo os problemas da saúde de nosso Estado”, justificou.

O deputado Sargento Rui enfatizou que Dra. Annelise é uma referência na área e Medicina no estado, sendo, portanto, merecedora de todas as homenagens. “Ela merece muito, não só pelo trabalho que desenvolve, mas, também porque adotou a nossa terra para desempenhar suas funções e há 23 anos cuida muito bem dos paraibanos. Nada é mais justo do que homenagearmos uma pessoa que cuida da vida de outras pessoas nesta Casa”, declarou.

Ao lado do marido e duas filhas, a médica Annelise Mota de Alencar Meneguesso manifestou sua felicidade com a concessão da honraria pela Casa Epitácio Pessoa. “Fiquei muito feliz. Para mim é motivo de muita honra, muita alegria esse reconhecimento do meu trabalho na Paraíba. Eu moro há mais anos na Paraíba do que morei na minha cidade natal, Fortaleza. A Paraíba deu tudo que eu tenho na minha vida: a minha profissão, a minha família, minhas filhas. Então, eu sou muito grata e para mim é um dia inesquecível ser reconhecida agora oficialmente como cidadã paraibana”, afirmou.

Também prestigiaram o evento, o médico neurocirurgião José Ramalho e a advogada Aretuza Leite Pinto, amigos da homenageada; o deputado Walber Virgolino, que secretariou os trabalhos, e o deputado federal Cabo Gilberto, autor original da propositura.

PERFIL DA HOMENAGEADA

Annelise Mota de Alencar Meneguesso nasceu no dia 08 de outubro de 1981, na cidade de Fortaleza, localizada no Estado do Ceará. Filha de militar, ingressou no Colégio Militar de Fortaleza em 1993. É médica endocrinologista e metabologista (CRM PB 6491 RQE 6111 / 6112), membro titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), e doutoranda em Bioética pela Universidade do Porto.

Atualmente exerce o cargo de conselheira suplente do Conselho Federal de Medicina (CFM) pelo estado da Paraíba e coordena a Câmara Técnica de Endocrinologia e Metabologia do CFM. Em 2001, após ser aprovada no vestibular para Medicina na Universidade Federal da Paraíba, campus Campina Grande, atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mudou-se para a Paraíba.

Fez Residência em Clínica Médica e, posteriormente, também em Endocrinologia e Metabologia no Hospital Universitário Alcides Carneiro (UFCG). Possui graduação em Medicina (2007) e residências médicas em Clínica Médica (2011) e Endocrinologia e Metabologia (2013) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua como médica endocrinologista em clínica privada e no Sistema Único de Saúde (SUS), preceptora da residência médica em Endocrinologia e Metabologia da UFCG e professora da cadeira Endocrinologia e Metabologia do Centro Universitário Unifacisa. É professora de endocrinologia na Faculdade de Ciências Médicas e coordenadora da Câmara Técnica de Endocrinologia e Metabologia do CFM. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia e Metabologia.

Shares