Campina Grande vai receber no mês de Setembro, o espetáculo “Nós”, criado e produzido pelo núcleo paulista Barracão Cultural. Na Paraíba, Campina Grande, Ingá, Bananeiras, Araruna e João Pessoa foram as cidades escolhidas para as apresentações gratuitas do projeto, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura/ Lei Rouanet para sua realização. A apresentação será em frente ao Museu de Arte Popular da Paraiba.
O espetáculo “Nós” teve sua estreia em 2019 e desde então circulou por diferentes parques e espaços culturais na capital paulista e diversas cidades do interior do Estado de São Paulo. Integrou a Programação do Festivale e do FENTEPP. Em 2021, foi convidado pela Secretaria de Cultura/SP para abrir as apresentações com público nos teatros distritais. A convite da Secretaria Municipal de Educação, circulou por escolas públicas da cidade de São Paulo e fez a abertura do Projeto Recreio nas Férias. Circulou por 06 cidades do interior de SP, pelo PROAC – Programa de Ação Cultural.
SOBRE O ESPETÁCULO
Inspirado em obra homônima de Eva Furnari, a montagem – que narra a trajetória de Mel, uma garota que tinha nós pelo corpo e não conseguia chorar – tem direção de Cris Lozano, dramaturgia de Sérgio Pires e Eloisa Elena, Leandro Goulart, Felipe Gomes Moreira e William Simplício no elenco, direção musical de Morris, cenografia de Marco Lima e figurino de Marichilene Artisevskis. Este é o terceiro espetáculo de rua da companhia, que já realizou os bem-sucedidos O Tribunal de Salomão, em 2011, e A Condessa e o Bandoleiro, em 2014.
“NÓS” conta a história de Mel, uma garota que nasceu em um repolho mofado, na pequena Pamongas, onde vivia feliz e rodeada por borboletas, motivo de brincadeiras e zombarias por parte dos habitantes ‘normais’ da cidade. Um dia, de tanto segurar as mágoas e o choro, que não caia nem mesmo descascando cebolas, Mel acabou com o corpo cheio de nós, cada um mais apertado que o outro. Diante disso, ela convenceu seus pés de ir embora para um lugar distante, e saiu de Pamongas disfarçada de geladeira. Mel não sabia que havia tantas coisas para conhecer. Cinco nós foram necessários para que ela se aventurasse. Andou, cruzou montanhas e rios, encontrou animais, carroças e bicicletas pelo caminho. À medida que se permitiu vivenciar cada coisa diferente na jornada, seus nós foram se desfazendo e ela encontrou alguém que ganhou sua confiança. E Mel conheceu uma cidade onde cada um tinha seu próprio nó e ninguém ligava para isso.
O principal argumento para a Barracão Cultural montar um espetáculo a partir de um livro de Eva Furnari é sua habilidade em abordar temas sensíveis e polêmicos de forma divertida, lúdica e fantástica. Em NÓS, a premiada escritora, nos propõe uma reflexão sobre temas como intolerância, respeito e alteridade. A relação que se estabelece entre as características peculiares de Mel e a relação com o ambiente onde vive gera “nós” em seu corpo e a obriga a realizar uma jornada de autodescoberta.
Ficha técnica
Texto: Adaptação da obra de Eva Furnari. Dramaturgia: Sérgio Pires. Direção: Cris Lozano. Elenco: Eloisa Elena, Leandro Goulart, Felipe Gomes Moreira e William Simplício. Direção musical e canções originais: Morris. Cenografia: Marco Lima. Figurinos: Marichilene Artisevskis. Coordenação técnica: Maurício Mateus. Confecção de cenografia e adereços de cenografia e figurino: Tetê Ribeiro, Lucas Luciano e Fábio Ferretti. Orientação de movimento e coreografias: Andrea Soares. Aulas de beatbox: Thiago Mautari. Aulas de saxofone: Leonardo Muniz. Assistência de produção: Leandro Goulart. Identidade visual: Jaciara Marschner. Direção de produção: Eloisa Elena. Administração: Tetê Ribeiro. Produção e realização: Barracão Cultural.